Energia do hidrogênio

1324 palavras 6 páginas
ENERGIA HIDROGÊNIO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração – Finanças – Gestão Ambiental E Responsabilidade Social

1 HIDROGÊNIO

O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo. Compõe aproximadamente 75% da massa universal, estando presente em 90% de suas moléculas. Está presente em 70% da superfície terrestre e compõe 30% da massa do sol. Tem em sua fórmula (H2).

É um gás incolor, inodoro, insípido, altamente inflamável, não tóxico e comprimido a altas pressões. O H2 queima no ar formando uma chama azul pálida, quase invisível, ele é o mais leve dos gases conhecidos em função do seu baixo peso específico em relação ao ar. Por esta razão, sua manipulação requer cuidados especiais para se evitar acidentes. O hidrogênio é, particularmente, sujeito a vazamentos devido à sua baixa viscosidade e ao baixo peso molecular.
Está sendo visto como o combustível do futuro.

2 FONTES DE OBTENÇÃO

A Energia do hidrogênio é obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Embora muito abundante, o gás hidrogênio (H2) não é encontrado no estado puro. Portanto, precisa ser dissociado de outras substâncias para que possa ser utilizado como combustível. Já existem diversas formas de obtenção de hidrogênio. Atualmente, a forma de produção mais utilizada é a reforma a vapor do gás natural, aproximadamente metade da produção mundial resulta desse processo. Pelo processo de reforma também podemos obter hidrogênio a partir do carvão, de gases produzidos pela biomassa, de óleos e do álcool. Até o momento a reforma do gás natural se apresenta mais viável economicamente.

Analistas de mercado acreditam que as principais fontes de hidrogênio serão o gás natural e outros combustíveis fósseis. No entanto, na reforma do gás natural e combustíveis fósseis ocorrem emissões de dióxido de carbono (CO2). Também não se sabe se as reservas disponíveis de gás natural

Relacionados