energia de ionização

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014
Energia de Ionização- Aenergia de ionização é a energia necessária para retirar um elétron do átomo. Quando se trata do elétron mais externo, é a primeira energia de ionização. Quando se trata de retirar um segundo elétron do átomo, depois de já ter retirado o mais externo, é a segunda energia de ionização, e assim por diante.

A energia de ionização aumenta, no período, da esquerda para adireita, por causa do raio atômico. Nos átomos mais da esquerda, o raio é menor, porque a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons é menor. Então, se a atração é menor, é muito mais fácil arrancar o último elétron, e, portanto, a energia necessária para isso também é menor. Nos átomos mais da direita, o raio é menor, e atração exercida sobre os elétrons é maior, e, portanto, é mais difícilarrancar o elétron.

Nas famílias ou grupos, a energia de ionização cresce de baixo para cima, também devido ao raio atômico. Quanto mais para cima o átomo estiver no grupo, menos camadas eletrônicas ele possui, e mais fortemente os seus elétron são atraídos pelo núcleo, por estarem mais próximos. Então, se torna mais difícil arrancá-los do átomo, e, portanto, é preciso mais energia para isso. Já osátomos que estão mais embaixo no grupo possuem maior número de camadas eletrônicas, e, portanto, os elétrons estão mais longe do núcleo, e é mais fácil arrancá-los. Por isso, a energia de ionização é menor.

Afinidade Eletrônica
A afinidade eletrônica ou eletroafinidade é uma propriedade periódica (pois é correspondente ao número atômico dos elementos e apresenta uma ordem de crescimento nosperíodos e grupos da tabela periódica) relacionada com a quantidade de energia liberada por um átomo ao receber um elétron ou a um ânion ao perdê-lo. Sendo assim definida:
Índice numérico (em energia/quantidade de matéria) que representa a energia mínima gasta por uma fonte externa para que um elétron seja retirado de um ânion no estado gasoso. Ou a energia liberada por um átomo, gasoso e nãoexcitado, ao recebê-lo.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos). Dois exemplos são o átomo de cloro (com afinidade eletrônica em módulo de 349 KJ/mol) e o de sódio (com afinidade eletrônica em módulo igual a 53 KJ/mol).
Praticamente, todos oselementos conhecidos liberam energia ao receber um elétron nas condições especificadas. Assim, o valor real da afinidade eletrônica é sempre um número negativo; onde quanto menor esse valor maior a energia liberada: assim, o átomo de cloro (-349 KJ/mol) libera mais energia que o de sódio (-53 KJ/mol).
Variação da Afinidade Eletrônica
De um modo geral, a afinidade eletrônica aumenta da esquerda para adireita e de baixo para cima na tabela periódica. Entretanto, algumas poucas exceções podem ser observadas (como o átomo de cloro que, embora esteja numa posição inferior na tabela, possui maior afinidade que o átomo de flúor).
As outras propriedades periódicas também podem ser correlacionadas com a afinidade eletrônica:
1) Eletronegatividade: quanto mais eletronegativo o átomo, maisafinidade eletrônica possui. Uma vez que o núcleo atrai os elétrons mais fortemente e uma maior quantidade de energia é requerida para extraí-los;
2) Raio atômico: como quanto menor o raio atômico maior a eletronegatividade, assim maior se torna a afinidade eletrônica. Portanto, átomos menores apresentam maiores afinidades que átomos de tamanho maior;
3) Potencial de Ionização: como opotencial de ionização mede a resistência de um átomo em se tornar cátion monovalente (perder 1 elétron), quanto maior essa resistência, mais afinidade eletrônica o átomo possui. Assim, quanto maior o potencial de ionização, maior a afinidade eletrônica.

Átomos e Íons
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
Os átomos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia de ionização
  • energia de Ionizacao
  • Energia de Ionização e Afinidade Eletrônica
  • Definição de energia de ionização
  • Energia de ionização, remoção e raio atómico 10º ano
  • ionização
  • ionizaçao
  • Ionização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!