energia das mares

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A Energia do Mar

Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos.

A energia das ondas

A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar.
No exemplo a seguir, a elevaçãoda onda, numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador.

Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.
Esta é apenas uma dasmaneiras de retirar energia da ondas. Atualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida da onda para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo pode por um gerador a funcionar.
Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar.

A energia das marésA energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia, sendo esse fenômeno chamado de maré, que são influenciadas pela força gravitacional do sol e da lua. Para a transformação em energia são construídos reservatórios que envolvem uma praia. O aproveitamento é feito nos dois sentidos: na maré alta a água enche o reservatório, passando através da turbina, e produzindo energia elétrica,na maré baixa a água esvazia o reservatório, passando novamente através da turbina, agora em sentido contrário ao do enchimento, e produzindo energia elétrica.

Desde a Idade Média essas energias são aproveitadas: barravam-se estreitas baías na costa para reter a água da maré cheia, fazendo-a vazar nas horas de maré baixa, através de canais onde se localizavam rodas d’água que acionavam moinhospara fabricação de farinha. BRANCO (2004, p. 77).

Segundo Branco (2004, p. 77), ainda há uma instalação primitiva da época da Idade Média em funcionamento, sendo esta possível de ser observada localizada no estuário do Rio Tejo em Portugal.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da marébaixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.
Há um problema essencialmente técnico-geográfico para a instalação de uma usina desse tipo, pois são poucos os locais que atendem a esse tipo de exploração. Os maiores desníveis e marés do mundo ocorrem na Baía de Fundy, no Canadá e na Baía de Mont-Saint-Michel, na França, ambas com mais de 15metros, utiliza-se também na Inglaterra no Japão. Na França em1967, os franceses construíram a primeira central mareomotriz (ou maré motriz, ou maré - elétrica; ainda não existe um termo oficial em português), ligada à rede nacional de transmissão. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da França. Com a potência de 240megawatts (MW), ou 240 mil quilowatts (kW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes.
No Brasil, os locais de maior amplitude de marés são os estuários da Ilha de Maracá, localizada no Amapá, com marés de até 11 metros e do Rio Bacanga, localizado em São Luís – Maranhão, com marés de até 7 metros, e ainda as marés na Baía de São Marcos, em São Luís – Maranhão, com 6,8 metros emTutóia com 5,6 metros, mas a topografia do litoral inviabiliza economicamente a construção de reservatórios, impedindo seu aproveitamento.
O investimento para a construção é alto em função da eficiência que é baixa, ao redor de 20%. Já os impactos ambientais mais relevantes estão relacionados com a flora e fauna, bem inferiores comparados aos dos lagos para hidrelétricas instaladas em rios.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia das Mares
  • Energia das Marés
  • Energia das marés
  • energia das mares
  • energia das mares
  • Energia marés
  • Energia das marés
  • energia das mares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!