Energia altarnativa

297 palavras 2 páginas
Colégio Adjaci Martins Durans
Disciplina: Física
Professora: Nilma Carneiro
Aluno: Rosa Maria
Série: 2º ano Turma: A Turno: Vespertino
Data: 30/11/2011

Trabalho de Física

O que é Energia Alternativa?
A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta.
As fontes de energia alternativa: hídrica, térmica, nuclear, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica.
Energia das ondas dos Mares
A energia das ondas consiste na transformação da energia resultante do movimento periódico das massas de água para produção de energia eléctrica.
Uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 KW de energia por metro de frente. O difícil é transformar eficientemente toda essa energia em eletricidade. Os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixo rendimento e a maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador.
Neste tipo de energia, a energia cinética e potencial das ondas é aproveitada através de uma turbina em alto mar que converte esta energia em energia eléctrica.
Vantagens:
. É uma energia renovável;
. Não produz qualquer tipo de poluição.
Desvantagens:
. As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas;
. Instalações de potência reduzida;
. Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude

Relacionados

  • Gestão por Competência
    9841 palavras | 40 páginas
  • Exatas
    16309 palavras | 66 páginas
  • Seis sigmas
    33305 palavras | 134 páginas
  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas