Enem

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
CURSO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) – DICAS PARA ENCARÁ-LO

DESCRIÇÃO
Curso em questão trata-se da principal avaliação estudantil do nosso país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Entenda aqui como surgiu e o funcionamento desse exame, que se tornou o principal avaliador para os estudantes ingressarem em faculdades, especialmente as federais.


CURRÍCULOPALAVRAS-CHAVE
Enem, Estudo, Exame, Prova, Ministérios da Educação, Avaliação, Matemática, Português, Escola, Faculdade, Universidade.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes


INTRODUÇÃO

Milhões de estudantes brasileiros estarão frente a frente, no próximo mês de outubro de 2013, com a prova mais importante do país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Definidora de futuro universitários, o Enem teminscrição recorde para este ano, com mais de 7 milhões de inscritos.
Nervosismo, ansiedade, correria, são diferentes as situações e sensações que os estudantes possuem referente ao exame.
Neste curso você poderá conhecer melhor sobre o Enem e você, que não larga os livros e cadernos, aprenderá algumas dicas para poder melhor aproveitar seu tempo de estudo e também sair-se bem quando chegar a suavez de realizar esta prova.

MÓDULO – O QUE É O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente chamado de Enem, trata-se de uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).
Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada(SiSU).
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
(SAIBA MAIS: O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China. Para2013, conta com mais de 7 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país).

MÓDULO – HISTÓRIA DO ENEM

Criado em 1998, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o MEC na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do EnsinoMédio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.
Porém, em 2009, foi introduzido um novo modelo de prova para o Enem, com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras.
O novo Enem passou a serrealizado em dois dias de prova, contendo 180 questões objetivas e uma questão de redação. Além disso, foi adotada a Teoria da Resposta ao Item (TRI) na formulação da prova, que permite que as notas obtidas em edições diferentes do exame sejam comparadas e até mesmo utilizadas para ingresso nas instituições de ensino superior.
A segunda versão do Enem sofreu muitas críticas em relação à correçãoda redação. Em função disso, foram alterados em 2012 os critérios para correção das redações. Foi diminuída a discrepância necessária entre as notas dos dois corretores para que a redação seja corrigida por um terceiro corretor.



MÓDULO – BENEFÍCIOS DO ENEM

O Enem começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU(Sistema de Seleção Unificada).
Através do SiSU, os alunos poderiam se inscrever para as vagas disponíveis nas universidade brasileiras participantes do sistema.
(SAIBA MAIS: Como a utilização do Enem e do SiSU pelas universidade brasileiras é opcional, algumas universidades ainda utilizam concursos vestibulares próprios para seleção dos candidatos às vagas).

Como já dito anteriormente, a prova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enem
  • o que é enem?
  • ENEM
  • enem
  • enem
  • enem
  • Enem
  • Enem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!