Enegnharia eletrica

301 palavras 2 páginas
Engenharia Elétrica é a engenharia que trabalha com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O profissional é chamado engenheiro eletricista e não engenheiro elétrico como muitos dizem. Ele trabalha com áreas relacionadas à potência da energia, supervisiona todo o trabalho, planeja e executa projetos de usinas, dentre outras habilidades.
O profissional deve sempre buscar melhorar o funcionamento já existente nos seus locais de trabalho, se lembrando do meio ambiente e respeitando o mesmo.
O curso geralmente tem duração de 5 anos e conta com muitas disciplinas que envolvem cálculo (matemática, física, cálculo, informática), mas também é formado pelas disciplinas com experimentos em laboratório. É a partir do terceiro ano de faculdade que o aluno terá as matérias profissionalizantes mais específicas de sua área. O estágio e a elaboração do trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Segundo o Crea, o salário inicial é de 3.060 reais trabalhando 6h por dia.
A engenharia como um todo está crescendo muito no país, e isso inclui a elétrica. Estudos mostram que há cerca de dez anos que não temos problemas com empregabilidade, e isso acontece porque a Engenharia Elétrica lida com dois aspectos essenciais para a sociedade, que são a energia e a informação. A área de transmissão e distribuição vive um momento importante de renovação dos profissionais que ocuparam os cargos nos anos 1970, quando o setor teve um crescimento muito grande. Além disso, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também contratam o profissional. Setores alternativos, como o mercado financeiro, procuram por esse engenheiro. Concessionárias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informação são empregadoras do bacharel. Existe oferta de vagas em todo o país. Apesar disso, as regiões Sul e Sudeste possuem polos industriais bem desenvolvidos e concentram as melhores

Relacionados