Enegias do século xxi

Páginas: 10 (2452 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
BIOMASSA
A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia, ou seja, trata-se do conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia, como a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai o álcool), o biogás (produto de reações anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha ecarvão vegetal), e alguns óleos vegetais (mamona, amendoim, soja e dendê).
A Agência Internacional de Energia (AIE) calcula que em mais ou menos 20 anos, cerca de 30% do total da energia consumida pela humanidade será proveniente da biomassa. Em geral, salvo algumas exceções, elas são energias “limpas”, isto é, não produzem poluição e nem se esgotam. Pelo contrário, até podem contribuir pararecuperar o meio ambiente devido ao uso produtivo que fazem do lixo e de outros detritos
Os principais tipos de energia provenientes da biomassa são:

Álcool: pode ser produzido a partir de várias plantas, tais como cana-de-açúcar, beterraba, cevada, batata, mandioca, girassol, eucalipto, etc. Como fonte de energia, pode ser utilizado para movimentar motores de veículos, substituindo a gasolina, comojá vem ocorrendo desde os anos 70, ou para produzir energia elétrica a partir de sua queima, o que, no entanto, ainda não foi experimentado em grande escala.
Biogás: é um gás natural produzido a partir da decomposição feita por certos tipos de bactérias em resíduos orgânicos, como esterco, palha, bagaço de vegetais e lixo, depois de uma separação dos elementos inutilizáveis como vidros eplásticos.
O gás assim produzido pode ser usado como combustível para fogões, motores ou até mesmo para turbinas que produzem eletricidade de forma econômica e com menor impacto ambiental.
Lenha: é um dos combustíveis mais antigos e já foi um dos mais usados. Atualmente, sua importância diminuiu muito nos países industrializados em virtude de seu baixo poder calorífico e, sobretudo, pela devastação quecausa nas florestas.
Entretanto, a lenha ainda tem sido utilizada, principalmente na indústria, em substituição aos derivados de petróleo, como o óleo combustível. Isso é feito através do aperfeiçoamento da tecnologia de gaseificação da madeira, ou seja, usa-se o gás em vez da combustão direta da lenha, que gera uma queima estável e limpa.
O Brasil é hoje o país com maior número degaseificadores industriais de madeira em operação. Deve-se aqui alertar que nem todos utilizam a madeira proveniente dos reflorestamentos.
Carvão vegetal: é obtido pela queima da madeira a uma temperatura superior a 400 °C, deixando como resíduo um carvão que mantém a forma e a estrutura da madeira e é constituído quase inteiramente de carbono. Pode ser utilizado como combustível nas residências, usinassiderúrgicas e usinas termelétricas. O Brasil é o maior produtor e consumidor de carvão vegetal do mundo, sendo que 70% do que é utilizado provêm de árvores do cerrado, o que gera um grave problema de desmatamento. O carvão vegetal é utilizado como fonte de energia por 25% da siderurgia brasileira.
Óleos vegetais: extraídos da mamona, babaçu, dendê, soja, algodão, girassol e amendoim, os óleosvegetais constituem uma importante opção estratégica para a redução das importações de petróleo do país. Suas características se prestam bem à utilização em motores do ciclo diesel. Hoje esta alternativa não é economicamente viável, devido aos seus custos elevados frente ao preço atual do petróleo. Porém, trata-se de uma opção de interesse estratégico, pois o óleo diesel, único derivado do petróleo semsubstituto nacional adequado, é também o mais consumido no país.
Vantagens como fonte energética :
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.

A geração de energia através da biomassa pode contribuir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O século XIX no século XXI
  • Século xxi
  • Seculo XXi
  • Seculo XXI
  • século XXI
  • o século XIX no século XXI
  • o seculo xix no seculo xxi
  • O Século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!