Enegep2010 TN STP 114 747 16156

3046 palavras 13 páginas
XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.

São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.

O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO
DE PROCESSO NA GESTÃO DA
QUALIDADE. ESTUDO DE CASO:
GRUPO CORINGA - AL.
Ana Paula Lima Marques Fernandes (UFAL) lm.apaula@gmail.com Milka Alves Correia Barbosa (UFAL) correiamilka@hotmail.com Carlos Everaldo Silva da Costa (UFAL) carloseveraldo@gmail.com Emanuelle de Sales Oliveira (UFAL) sales_emanuelle@hotmail.com A gestão de qualidade tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância tornaram a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável. Uma vez que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes; aumenta a produtividade; reduz os custos internos; melhora a imagem e os processos de modo contínuo; possibilita acesso mais fácil a novos mercados. O presente projeto busca investigar o problema:
Como a empresa Coringa, situada no Município de Arapiraca atua na gerência de qualidade? Propor usar o método do controle estatístico do processo para melhor gerenciar o controle da qualidade de seus produtos, dentre eles o flocão de arroz e suas perdas por embalagens.
A metodologia utilizada para atender os objetivos desta pesquisa foi traçar cartas de controle, após a identificação do perfil do empresariado adequado juntamente com a sua produção. o produto escolhido foi o flocão de arroz e suas perdas através das embalagens.
A pesquisa teve como conlcusão que o uso dessa ferramenta na melhoria do processo é um procedimento interativo, em que as fases de coleta, controle e análise são repetidas. A implantação do CEP em todos os níveis da empresa, do grupo Coringa, permite liberar o tempo das gerências e da alta administração

Relacionados