ENEGEP2004 Enegep0113 1539

3834 palavras 16 páginas
XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Gestão de recursos humanos nas agroindústrias: um estudo na região oeste do Paraná
Waldir Rechziegel (UNIOESTE) rechziegel@unioeste.br
Douglas André Roesler (UNIOESTE) droesler@unioeste.br

Resumo
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa de diagnóstico das práticas de recursos humanos adotadas por agroindústriais da região oeste do Paraná, composta na maioria por pequenas empresas, mas que exercem um papel fundamental na economia regional. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário com questões que visaram levantar dados quantitativos e também qualitativos, que possibilitam fazer uma interpretação mais clara e precisa dos resultados. Os resultados demonstraram que práticas mais modernas de gestão de recursos humanos ainda são pouco utilizadas nas agroindústrias dessa região, onde ainda prevalecem as formas tradicionais, cuja ênfase é o controle. Ficou ressaltada a demanda por capacitação e treinamento na área de agronegócios e a expectativa com relação às iniciativas das faculdades/universidades na formação de profissionais voltados ao agronegócio.
Palavras-chave: recursos humanos, agroindústria, formação profissional.
1. Introdução
O estilo de gestão de uma empresa é um fator determinante para a sua sobrevivência diante do acirramento da competitividade. Da mesma forma, as políticas e práticas de recursos humanos adotadas por uma empresa contribuem de forma decisiva para o seu sucesso. Os estilos de gestão adotados pelas empresas do setor agroindustrial, principalmente no que se refere a políticas e práticas de recursos humanos, ainda são pouco explorados.
Com a tradicional vocação para a agricultura, base da economia regional, nos últimos anos vem se intensificando a instalação de agroindústrias de transformação da produção local através da industrialização.
Muitas pesquisas têm sido feitas em setores mais avançados tecnológica e

Relacionados