endometriose

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014























1 introdução

O objetivo deste trabalho é descrever algumas das principais causas da infertilidade feminina, para podermos entender melhor sobre o assunto, começaremos falando sobre fertilidade e infertilidade, citaremos as principais causas da infertilidade feminina, porém vamos dar destaque para a endometriose, ovários policísticos e gravidezectópica para atingirmos nosso objetivo fizemos nossas pesquisas em livros de medicina; alguns artigos científicos e sites especializados em infertilidade e também no site da Associação Brasileira de Endometriose, os quais estaremos relacionando ao final deste trabalho.
2 fertilidade

A fertilidade é a capacidade de concepção, quando um ovócito feminino é fertilizado por um espermatozoidemasculino começa uma nova vida, porém nem sempre esta concepção consegue resultar em um novo ser. Alguns problemas podem fazer com que esta nova vida seja interrompida.

3 infertilidade

Segundo Huntington algumas pessoas tendem a concluir que infertilidade seja a incapacidade de concepção, o que não é necessariamente verdade, algumas mulheres sofrem abortos repetidos, este é também um dos casos deinfertilidade, quando o casal não consegue levar a termo a gravidez.
Um casal com vida sexual ativa que não faz uso de métodos contraceptivos e que não consegue engravidar por mais de um ano é considerado um casal infértil, se a mulher tiver mais de 35 anos a probabilidade de infertilidade é maior.
A infertilidade costuma atingir os casais em diversos aspectos desde a autoestima, o planejamentodo futuro e ate o próprio relacionamento do casal.
As principais causas da infertilidade feminina são: endometriose, síndrome dos ovários policísticos, obstrução das trompas, tumores malignos, gravidez ectópica, menopausa precoce, entre outros.

4. endometriose

Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, a endometriose é considerada a maior causa de infertilidade feminina, o principalsintoma da doença é a dor, mulheres que sentem muita cólica durante a menstruação costumam ouvir que faz parte da natureza feminina, que é normal sentir dor, mas a cólica é um sinal de que algo não esta funcionando direito, e precisa ser avaliado com muita atenção, pois pode ser sintoma da endometriose, a dor pode acontecer também fora da menstruação e ate nas relações sexuais.
O endométrio é amucosa que reveste o útero por dentro, e é eliminado na menstruação, às vezes o sangue que é eliminado pode retornar pela trompa e cair nos ovários, este sangue contendo restos do endométrio pode crescer nos ovários e na parede abdominal, causando a endometriose. HELITO (2006)
Não existe ainda nenhum estudo que comprove que a endometriose é hereditária, o que se sabe é que ela é mais comum emmulheres que tem algum parentesco com outras que também apresentem a doença, principalmente filhas e irmãs de pacientes sabidamente portadoras de endometriose.
Alguns estudos associaram classe social mais elevada à endometriose, porém parece haver uma possível interação com outros fatores como raça, e principalmente acesso ao sistema de saúde. FREITAS (2011)
A causa da endometriose também podeesta ligada ao fato de que antigamente as mulheres menstruavam menos, pois engravidam mais vezes, hoje em dia as mulheres menstruam mais, tem menos filhos, estão sobre pressão o tempo todo, o que ocasiona stress e ansiedade, que já foram apontadas como possíveis causas da doença.
Além das dores insuportáveis, a mulher que sofre de endometriose tem a sua vida afetada de varias formas, o afastamentodo trabalho é uma consequência, uma vez que a dor a torna incapacitada de executar suas tarefas, o convívio social também é prejudicado.
Apesar de todos os transtornos causados pela doença, ainda é muito pequeno o número que mulheres que recebe o diagnóstico e que começa o tratamento, pois os exames que podem detectar o problema são muito complexos e invasivos.
Algumas mulheres convivem com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENDOMETRIOSE
  • ENDOMETRIOSE
  • Endometriose
  • Endometriose
  • endometriose
  • endometriose
  • Endometriose
  • Endometriose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!