ENDOMETRIOSE NA ADOLESC NCIA

762 palavras 4 páginas
ENDOMETRIOSE NA ADOLESCÊNCIA: ISTO É POSSÍVEL?

Este é um tema que pode assustar muitas meninas adolescentes e também suas mães! Mas, é preciso alertar para esta possibilidade, pois a endometriose é uma doença que pode surgir desde a primeira menstruação, ou seja, na adolescência.
Infelizmente, a falta de conhecimento faz com que muitas adolescentes sofram com cólicas terríveis que as impedem até de ir para a escola ou sair com os amigos e ter uma vida social "normal" para a idade. E isto acontece porque muitos médicos e até mesmo os familiares (mãe, avó, tia) acreditam que as cólicas fortes que uma menina jovem sente, são normais e vão passar quando ela se casar, ou quando tiver filhos. Um grande equívoco!
Recentemente, a Dra. Luciana Chamié, médica radiologista especialista no diagnóstico por imagem da endometriose e parceira do nosso grupo, escreveu em seu blog sobre este assunto, trazendo um texto atual que foi publicado em uma revista importante sobre Ginecologia e que mostrava dados relevantes a respeito do aumento dos casos diagnosticados de endometriose em adolescentes.
Este texto foi gentilmente cedido por Dra. Luciana que nos deu a permissão transcrevê-lo aqui, para que os nossos leitores também possam ter esta importante informação e ficar atentos!
Leia e se informe e se você é mãe ou parente, ou ainda, se conhece uma adolescente que deixa de fazer suas atividades normais por causa das fortes cólicas que sente, então procure orientá-la para que possa buscar a ajuda de um médico ginecologista especialista em endometriose que possa examiná-la adequadamente!
Nunca, jamais ignore as queixas de cólicas fortes em uma adolescente!
Segue o texto publicado no blog da Dra. Luciana Chamié:
Um tema de grande importância tem me chamado atenção diariamente na prática, tanto na ultrassonografia como na ressonância magnética que é a identificação de focos de endometriose em adolescentes, cada vez mais jovens e as vezes já na forma mais severa da doença. Selecionei um

Relacionados

  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • Consulta Rapida Metodos Diagnosticos 1Ed
    250806 palavras | 1004 páginas