Endomarktng

654 palavras 3 páginas
O termo Endomarketing foi utilizado pela primeira vez por Bekins, que o define como um sentido de marketing voltado para uma ação de interiorização. Endo é proveniente do grego e exprime uma ideia de algo que caminha para dentro de si mesmo, ou seja, uma ação interior.
Não há um histórico documentado que data oficialmente o surgimento do Endomarketing, porém, Brum(2005) e Dias (2007), acreditam que este conceito tenha surgido oficialmente no Brasil na metade da década de 80 e se expandi-ono inicio da década de 90, como consequência do crescimento da competição entre empresas versus Sindicatos, que almejavam tornarem-se mais competentes em relação à comunicação com os empregados. As empresas industriais foram pioneiras neste processo, pois sofreram um pouco mais a ação dos sindicatos.
Braum (2005) descreve em seu livro uma parte da historia de Filippo Brunelleschi que assumiu o desafio de construir a cúpula da Catedral de Florença. Durante o período de contrução Bruneslleschi adoeceu e teve que pensar em alternativas para aumentar a produção em um espaço de tempo menor, para que a construção fosse finalizada antes de sua morte. Em determinado dia, um dos operários fazia aniversario e Brunelleschi serviu vinho em comemoração. No período da tarde deste mesmo dia, ele percebeu que os operários trabalhavam mais felizes, utilizaram sua capacidade criativa e sugeriram formas de tornar o trabalho mais rápido, Brunelleschi passou então a servir vinho todos os dias.
Para a autora, esta historia mostra que em 1446 já havia lideres pensando em como motivar as pessoas para produzir mais e melhor. È um exemplo de que estar atento às reações dos empregados, observar e oferecer a eles as condições de que necessita, para alcançar os resultados almejados, é o caminho mais certo a seguir.
De acordo com Bekin(2004), a relação entre a empresa e o mercado que atu8a, passa as ser encarada como um serviço feito por clientes internos para os clientes externos, tendo procedimentos

Relacionados