ENDOMARKETING

Páginas: 50 (12314 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


PRISMA GRUPO DE AÇÃO EDUCACIONAL
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING
PROJETO DE MONOGRAFIA











ENDOMARKETING



Patrícia de Assis
Matrícula

ORIENTADOR: Prof..


























OUTUBRO, 2000



PRISMA GRUPO DE AÇÃO EDUCACIONAL
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING
PROJETO DE MONOGRAFIA











ENDOMARKETINGPatrícia de Assis
Matrícula

ORIENTADOR: Prof..






Monografia apresentada como
exigência para obtenção do
título de Especialista em Marketing
















OUTUBRO, 2000



















AGRADECIMENTOS


































RESUMO



O sucesso de um grupo, seja esportivo ou detrabalho tem como base algumas premissas. Um dos aspectos mais importantes é o conhecimento daqueles com os quais se trabalha. Saber as qualidades de cada pessoa, seus anseios e idéias é o caminho para a vitória.
Um técnico esportivo que deseja obter resultados satisfatórios precisa conhecer os integrantes do time, suas limitações e potencialidades. Não basta apenas mapear a concorrência estudando suasjogadas mais comuns e os destaques adversários.
Além desse conhecimento deve ser proporcionado um ambiente de entrosamento para seus liderados com espaço para críticas e sugestões o que favorece uma participação comprometida dos seus integrantes.
Logo podemos concluir que um time vencedor não se forma apenas no aspecto técnico e sim quando é oferecido um ambiente motivador. Isto é possívelquando é desenvolvido o endomarketing, uma política gerencial que facilita a excelência porque acredita no potencial humano.



















SUMÁRIO


1 - INTRODUÇÃO
2 – PESSOAS E VALORES
3– A ÁUREA DO LOCAL DE TRABALHO
3.1 - LIDERANÇA IDEAL (líder coach)
3.2 - MOTIVAÇÃO
3.3 - QUALIDADE
3.4 - PESQUISA DE CLIMA
3.5 - CULTURA DAEMPRESA
3.6 - COMUNICAÇÃO INTERNA
4 . O AMBIENTE FÍSICO (estímulos – endomarketing pag 42)
5. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO – ÁREA DE TREINAMENTO
6. ANÁLISE DE CASO
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
9. ANEXOS ( Depoimentos de funcionários, fotos de dinâmicas motivacionais...)








INTRODUÇÃO




Marketing para dentro. Essa é a definição de Endomarketing. O termo pode sercompreendido como uma forma gerencial que se preocupa com a imagem da empresa junto aos seus funcionários.
A origem do Endomarketing é oriental. Os primeiros a desenvolver projetos nesta área foram os japoneses. A maioria dos projetos ocidentais de administração participativa são adaptações de similares desenvolvidos na terra dos samurais.
Um dos estudiosos do tema foi Saul Faingus Bekin. Eledetectou em sua empresa problemas como falta de motivação para trabalhar, pouca produtividade, baixa qualidade, falta de integração entre diversos departamentos, faltas e atrasos constantes e visões distorcidas sobre as funções de cada um.
Segundo Bekin isso acontecia porque as pessoas não se conheciam, não exploravam o seu ambiente de trabalho e conseqüentemente não se sentiam comprometidas com aempresa.
Para reverter esse quadro ele observou que deveria retribuir o empenho dos funcionários com remuneração ou brindes, respeitar diferentes personalidades e humor , proporcionar segurança no ambiente de trabalho. Ou seja ele deveria manter uma administração orientada para o Endomarketing.
Este tipo de gestão deve levar em conta, não só as necessidades físicas como conforto, segurança ehigiene das instalações mas também necessidades humanas como respeito profissional, aprovação, reconhecimento e repreensões coerentes. Os dois tipos de necessidades devem ser trabalhados juntos e deve-se praticar o maior número de quesitos acima descritos para maior eficiência desta sistemática.
Segundo Wilson Cerqueira , um dos primeiros a trabalhar com essa ferramenta no Brasil:
Os sistemas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endomarketing
  • Endomarketing
  • Endomarketing
  • ENDOMARKETING
  • endomarketing
  • Endomarketing
  • Endomarketing
  • ENDOMARKETING

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!