Endo

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
QUESTÕES


1) Como é feita a localização do canal mésio-palatino (4º canal) em molares superiores ?

O primeiro molar superior é o mais volumoso dos molares superiores ele é tetracuspídico e triradicular. Normalmente ele apresenta três raízes diferenciadas, é raríssimo apresentá-las fusionadas. Há sempre duas raízes vestibulares (mesiovestibular e distovestibular) e uma raiz palatina. Araiz mesiovestibular é de maior diâmetro no sentido V-L do que a raiz distovestibular, e achatada no sentido M-D. Na maioria das vezes essa raíz apresenta uma curvatura voltada para distal. A câmara prolonga-se mais no sentido V-L e é mais estreita e mais curta no sentido M-D. Devemos ter em mente que com o processo evolutivo, com a idade, e com a presença de cáries ou restaurações, a câmara pulpardesse dente também sofre grandes variações de forma e volume. Quanto ao número de canais, a raiz mesiovestibular, na maioria das vezes, apresenta dois canais estreitos e por vezes pouco acessíveis. Geralmente, esses dois canais fundem-se na proximidade do ápice.
De acordo com pesquisas e livros, podemos que o primeiro molar superior apresenta menos número de casos com três canais do que casos comquatro canais. Esse quarto canal pode ser bem diferenciado e terminar com forame independente em alguns dos casos e apresentar dois canais que se unem em outros, terminando em um único forame. As raízes distovestibular e palatina apresentam, cada uma, um único canal. O canal distovestibular é estreito e o canal palatino é amplo. A não localização e, portanto, o não tratamento do quarto canal podeconduzir ao insucesso do tratamento endodôntico.
De modo geral, o segundo molar superior é menor do que o primeiro molar superior em todas as suas dimensões. Quanto ao número de canais, eles são semelhantes aos primeiros molares superiores, podendo ter três ou quatro canais. Quando o quarto canal está presente, ele está situado na raiz mesiovestibular.
ha varias formas de encontrar o 4º canalpodemos por ex: fazer uso de ultrassom, tomografia e técnica radiográfica de Clarck.


2) Qual as vantagens do localizador apical eletrônico

O uso do localizador apical vem nos dar uma visão além da do Raio X, por exemplo: O Raio X nos dá o ápice anatômico, já o localizador nos da o ápice verdadeiro, por impedância ele facilita a localização do ápice evitando assim que venhamos a zipar oápice anatômico.
Com o localizador apical, também evitamos a exposição de radiação no paciente, além de ser mais rápido e mais preciso, há também a diminuição das tomadas radiográficas e aliado com o conhecimento da anatomia dental interna, o tratamento fica com uma melhor qualidade.

3) Descreva a técnica endodôntica manual (TIP) técnica invasiva progressiva.

Aplicamos anestesia, fazemosacesso coronário conforme a anatomia de acesso segundo o dente, isolamento absoluto, em seguida localizamos os canais com explorador de ponta reta, após localizar, usamos broca 3082 ou 3083 (ponta inativa) para que possamos deixar a entrada do canal ampliado e remover o teto. Na sequência devemos então usar a broca e colocarmos em prática a sequência de gattes, (gattes#3 gattes#2 e largo#2) paradeixar o terço médio do canal mais largo (preparo terço médio) com irrigação e aspiração abundante. Seguimos então com a odontometria, com a régua milimetrada medimos o tamanho aparente do dente, após o tamanho do dente determinado na radiografia, utilizamos a lima #10, introduzimos no canal (de acordo com o tamanho aparente do dente), depois tiramos um Raio X. Tendo a odontometria, por exemplo, 20milímetros, nosso comprimento de patência será 20 milímetros, tendo em mãos o comprimento de patência, tiramos 1 milímetro e teremos nosso comprimento de trabalho, introduzimos a lima #10 até o comprimento de trabalho movimentamos com força balanceada, fazemos a irrigação e aspiração, trocamos para lima #15 até o comprimento de trabalho, aplicando novamente com força balanceada, tiramos a lima e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endo
  • endo
  • ENDO
  • endo
  • Endo
  • trabalho endo
  • Endo mkt
  • ENDO EXOCITOSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!