Endividamento

Páginas: 12 (2807 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1. Introdução

Na sociedade contemporânea em que vivemos é possível observar que reina a cultura do consumo, cultura essa em que os bens materiais e serviços são considerados imprescindíveis a felicidade e que a posse deles confere status e dignidade às pessoas. O consumo se tornou o motor e matriz das relações sociais. Esse consumo de bens deve-se principalmente ao acesso indiscriminado docrédito a população de baixa renda, no entanto se por um lado o crédito viabiliza o consumo, por outro, compromete a renda de quem o toma, causando assim um fenômeno presente em larga escala no Brasil: o Endividamento.
O presente artigo tem por objetivo avaliar os aspectos que contribuíram para o superendividamento da população, o poder da publicidade em contribuir para esse problema, a situaçãoatual do Brasil em relação a isso e possíveis medidas para o enfrentamento desse fenômeno.

2. Desenvolvimento

2.1 Sociedade marcada pela cultura de consumo
O consumismo é a principal característica da sociedade contemporânea, na qual as pessoas acreditam que a posse de objetos não só viabilizam a satisfação de necessidades e desejos, mas os têm como “senhas” que possibilitam identidade,pertencimento e reconhecimento social.
A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. Com a economia globalizada, o acesso a bens e produtos de alta tecnologia ficou irrestrito e criou novas necessidades para os consumidores. Em razão disso,o consumo começou a ser considerado o motor e matriz das relações sociais. Para entender o endividamento se faz necessário compreender a cultura de consumo da sociedade contemporânea.
O surgimento da sociedade de consumo decorre de alguns fatores entre eles: a crescente produção de mercadorias industrializadas, a extensão do sistema de crédito.
A Revolução Industrial, que possibilitou aprodução em grande escala, deu margem ao surgimento da sociedade de consumo de massa. Na Europa e nos Estados Unidos verificou-se um grande crescimento técnico-científico, industrial e mercantil. Novas tecnologias e matérias-primas abriram espaço para a produção de bem duráveis, o que contribuiu para o aumento da oferta e consumo. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados nomercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.
No entanto em 1929 a Grande Depressão quebrou o sistema bancário e uma crise sem precedentes afetou a economia norte americana, o que repercutiu na economia do mundo todo. A tentativa de recuperar aeconomia incluía programas de obras públicas para combater o desemprego e promover a

retomada do consumo. A saída estava em retornar a atividade fabril e agrícola, e consequentemente contratar trabalhadores e inseri-los novamente no mercado de consumo, para tanto reformas monetárias possibilitaram uma moeda elástica e um sistema bancário seguro, por permitir a criação de moeda através daextensão de crédito, o sistema bancário ficou em posição de financiar o rápido crescimento econômico. Certos autores caracterizam como “economia do endividamento “o financiamento contínuo do gasto excedente a partir da emissão de dívida pelo sistema bancário. Nesse ambiente favorável não demorou muito para que a ‘economia do endividamento’ se estendesse ao consumo das famílias. Assim a prosperidadedos anos 50/60 implicou em taxas crescentes de endividamento das empresas e das famílias. È importante deixar claro que a formação da sociedade de consumo não é resultado apenas da produção industrial em larga escala e do sistema financeiro, esses se enlaçam com o desenvolvimento da cultura do consumo e com a indissociável produção do sujeito consumidor, onde entra a importância do marketing....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENDIVIDAMENTO
  • Endividamento
  • Endividamento
  • endividamento
  • Endividamentos
  • Endividamento
  • Endividamento brasileiro
  • INDICES DE ENDIVIDAMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!