Endividamento das familias brasileiras

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SERVIÇO SOCIAL



NOME








ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

































Itapetinga
2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SERVIÇO SOCIAL



NOME













ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRASTrabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Serviço Social para a Universidade Norte do Paraná.
I SEMESTRE




















Itapetinga
2012


INTRODUÇÃO



Ao longo dos 200 anos pós-revolução industrial os países têm variado enormemente quanto a seu desempenho em termos decrescimento. Embora o bem-estar advindo do processo de desenvolvimento de inúmeras nações tenha crescido a renda per capita entre elas continua dispersa. Dentre esses países, o Brasil vem crescendo e observa-se diferentes fontes de crescimento, principalmente o consumo da população e, como conseqüência o endividamento.
Podemos considerar como indicador de elevação do endividamentodas famílias brasileiras a emissão de cheques pré-datados sem controle, o acúmulo de débitos com empréstimos nos bancos e outras instituições financeiras, a utilização desordenada do cartão de crédito.
Em nossa sociedade atual, o consumismo tornou-se um vício, internalizado nas mentes de todas as pessoas, que explora mais efetivamente o trabalhador, em particular, e a sociedade emque está inserido, comprometendo a sua vida particular e da sua família. Tendo o apoio da mídia como também das facilidades de crédito e financiamento, os indivíduos são levados a desejar mais em cada vez menos tempo, a satisfazer uma necessidade irreal, a buscar uma felicidade que logo se transforma em desespero.
























ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIASBRASILEIRAS








Para entendermos o endividamento, é preciso entender como surgiu o crédito e as conseqüências para os indivíduos. O mesmo surgiu diante da necessidade do ser humano, que vem, desde o século VI a.C na Babilônia, Egito e também Fenícia, sendo utilizado com certa freqüência. As bases do crédito, porém, foram estabelecidas em Roma, por meio da legislação deJustiniano, as quais fundamentam este instituto até os dias de hoje.
O crédito contribui para o bem-estar dos indivíduos e suas famílias. Torna possível o acesso imediato a determinado bem de consumo, e, em contrapartida, confere um pagamento parcelado e futuro. Desta feita, ele revela-se um importante mecanismo de inclusão social.
Afinal, é por seu intermédio que surgemnovas oportunidades de participação da população no mercado de consumo.
Para refletir sobre os impactos do endividamento nas famílias brasileiras, foi realizado entrevistas com gerentes do Banco do Brasil e Bradesco, e com os comerciantes de algumas lojas da cidade de Itororó.
Na pesquisa realizada no município de Itororó, podemos observar que quanto ao perfilsocioeconômico dos endividados, foi afirmado pelos entrevistados, que a maior taxa de endividados, de acordo com o sexo, é o feminino. Quanto à classe social das mesmas, são integrantes da classe C. A maioria está na faixa etária entre 41 e 50 anos. Encontramos também na faixa de escolaridade, consumidores que cursaram até o Ensino Fundamental. Quanto à renda familiar, encontramos os que recebem entre 1 a 3salários mínimos.
Uma faixa etária que vem surgindo com o endividamento são os aposentados, que são facilmente enganados, pois não recém informações sobre os empréstimos concedidos. Assim, ao chegar o fim do mês e receber o seu salário, percebe que o seu dinheiro não está lá, mas foi para a instituição bancária, que, com os juros cobrados, acabam deixando o saldo quase zerado. Observa-se que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endividamento das Famílias brasileiras
  • O endividamento da família brasileira
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!