Endividamento das famílias brasileiras

Páginas: 10 (2256 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

endividamento das famílias brasileiras

Ana Catarina Nobre de Andrade
Sousa
2011

Ana catarina nobre de andrade

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS brasileiras

Trabalho apresentado a disciplina Atividades Interdisciplinares da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Sergio de Goes Barboza
Adarlly Goes
LisneiaRampazzo
Marcia



Sousa
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS ...10

1. Introdução

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os impactos doendividamento nas famílias brasileiras, por meio de uma análise teórica e empírica fundamentados em dados concretos.
Para a concretização deste trabalho foi preciso ir a campo e entrevistar por meio de um questionário, um gerente de banco e um dono de supermercado. Os dois argumentaram sobre as consequências do endividamento e os principais recursos (cartões, cheques) utilizados pelas pessoaspara pagar o que compram e que às vezes geram dividas.
As dividas são geradas por conta do consumismo exagerado, ou seja, o indivíduo gasta exorbitantemente em produtos supérfluo não importa a marca ou modelo do produto ou se ele varia do mais simples ao mais tecnológico, para o comprador o importante é estar por dentro das novidades gerada pelas indústrias do capitalismo.
Em alguns casos odesejo de comprar um produto podem ocasionar doenças psicológicas no sujeito, pois a cobiça por um objeto ,seja qual for o valor, faz a pessoa agir de forma compulsiva e às vezes essa forma de agir das pessoas por querer algo pode trazer danos para o sujeito no futuro.
Atualmente existem vários recursos utilizados pelo homem para facilitar a compra de uma mercadoria, por exemplo, os cartões e oscheques. Os mesmos auxiliam as pessoas a comprar algo que deseja e podem trazer soluções ou problemas para o usuário, pois dependendo da forma de como utilizam pode ser útil ou não para o utente. Logo este trabalho abordará assuntos sobre a forma descontroladas dos cartões e os cheques como um dos maiores causadores de endividamento das famílias brasileiras.

2. AS CAUSAS DO ENDIVIDAMENTODAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

O endividamento das famílias brasileiras cresceu entre os anos de dois mil e dez (2010) e dois mil e onze (2011). Segundo dados da página eletrônica do jornal Folha de São Paulo, revelou que o aumento do endividamento das famílias brasileiras subiu no mês de Junho de 2011. Segundo Almeida, afirma que: “O percentual de famílias brasileiras com dívidas subiu para 57,3%em junho, ante 55,9% no mês anterior, quebrando um movimento de queda iniciado no mês de junho de 2011”.
As causas do endividamento são geradas pelas ofertas e benefícios que os cartões de créditos podem trazer para as pessoas que até mesmo sem saber como funcionam utilizam para comprar tudo que veem sem conhecer os limites do cartão. Pois como argumenta Almeida, 2012:

O cartão de crédito foiapontado como o principal tipo de dívida por 74,8% das famílias, seguido pelos carnês (19,7%) e pelo crédito pessoal (10,4%)”. Neste junho, 7,5% das famílias declararam não ter condições de pagar seus débitos, ante 7,8% em maio de 2012 e 8,4% em junho de 2011.

O descumprimento de um contrato é o principal motivo do endividamento das famílias brasileiras, ou seja, a inadimplência ocasiona oaumento das dividas, pois quando o limite do cartão é estourado aumenta o débito do usuário. Segundo as entrevistas revelaram que: “O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida por 74,8% das famílias, seguido pelos carnês (19,7%) e pelo crédito pessoal (10,4%)”. (Almeida, 2012).
Diante disso, podemos observar que o valor das dividas dos brasileiros são por conta do aumento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endividamento das Famílias brasileiras
  • O endividamento da família brasileira
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras
  • Endividamento das familias brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!