Endividamento da familias brasileirasa

1398 palavras 6 páginas
Sociedade do consumo e do endividamento

Desde o clássico La Société de consommation, de JeanBaudrillard, em 1970, vários pensadores dos mais variados campos utilizam varias pesquisas em diversos países tentando achar uma maneira de descobrir o consumo em nossa sociedade as condições sociais. econômicas,políticas e subjetivas, que hoje tornaram- se peças muito importante em nossa sociedade.Importante ressaltar que a argumentação de Baudrillard(1970/2005), que os produtos têm um valores abusivos,que muitas vezes adquiridos ele levanta o ego, pois as pessoas conseguem muito mais que satisfazer um desejo de consumo consegue através de um produtos adquirido se auto promover perante a sociedade que consegue o reconhecimento de sua própria identidade que os ajudam na elevação de sua posição social.
Em função disso, o consumo abusivos de produtos de alto nível passou a ser considerado como um padrão de vida.
Neste sentido, é interessante trazer uma contribuição de Lyra (2001). Essa autora ressaltou , na época de seu escrito, o aparelho de telefone celular que no começo de seu lançamento foi sucesso de vendas, que apenas algumas pessoas poderiam ter, mesmo sendo desejado por varias classes sociais, pois era produto de luxo que pouquíssimas pessoas poderiam adquirir tendo um valor alto. Mas o aparelho celular foi muito bem aceito pela sociedade e foi se popularizando de forma que todos conseguiram obter um aparelho, e por isso perdeu o caráter de ser apenas para a sociedade que tinha mais poder aquisitivo. O celular virou uma ferramenta fundamental na vida de todos, por isso foi possibilitado a todos os níveis de sociedade.
Mas é claro que como as pessoas que tinham uma condição maior e com a tecnologia avançada, os celulares foram ficando para trás, pois outras mercadorias de elevação moderna assumiram o posto. Isso mostrou que o “poder” de ter objetos mais valiosos os inclui dentro de uma sociedade considerada “superior”, para que aconteça precisam cada vez

Relacionados

  • Apostila
    842609 palavras | 3371 páginas