Endermo em cicatriz hipertrófica

399 palavras 2 páginas
APLICAÇÃO DA ENDERMOTERAPIA EM CICATRIZ HIPERTRÓFICA DE PACIENTE QUEIMADO: RELATO DE CASO BOMFIM NS1, CARDOSO KA1 e SANTOS TC1 1 Centro Universitário “Barão de Mauá” – Ribeirão Preto - SP
1. Objetivo A pele é o órgão que sofre os maiores danos no caso de queimaduras e dependendo do grau da lesão, podem ocorrer cicatrizes hipertróficas. A endermoterapia é uma técnica baseada na sucção tecidual, indicada no tratamento de cicatrizes hipertróficas devido, entre outros efeitos, a melhora 1 da maleabilidade do tecido . A escala de auto-avaliação da cicatriz mensura subjetivamente suas características e o quanto estes sinais e sintomas incomodam o paciente2. Neste trabalho foi avaliado o efeito da aplicação da técnica de endermoterapia, como recurso em cicatrizes hipertróficas no paciente queimado, mensurado pela Escala de auto-avaliação da cicatriz. 2. Materiais e Método Paciente vítima de queimadura de terceiro grau, submetido à cirurgia de enxertia de pele, com um mês de pósoperatório, apresentando cicatrizes hipertróficas. A avaliação inicial foi realizada com a escala de autoavaliação da cicatriz. Foram realizadas 12 sessões de endermoterapia (duas vezes por semana), em uma área de 10 2 cm , com pressão negativa entre 100 e 200 mmHg, contínua, durante 10 minutos. Após o término das 12 sessões, foi reaplicada a escala na área tratada com a endermoterapia e em uma área controle. 3. Resultados Paciente referiu melhora significativa (gráfico 1) após aplicação das 12 sessões de endermoterapia nos itens avaliados: dor (100%), prurido e retração (66.67%), rigidez (71.43%), hipertrofia e hipercromia (75%), em comparação com a área controle (figura 2).

Preocupação com cada sintoma
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Coceira Rigidez Retração Vermelha Dolorosa Mais Alta

Pré-aplicação Pós-aplicação Controle Gráfico 1: Preocupação com cada sintomas pré e pós a aplicação da técnica de endermoterapia na área tratada e área controle.

4. Conclusão A endermoterapia mostrou ser uma

Relacionados

  • Guia de procedimentos estéticos
    6373 palavras | 26 páginas