Endereço físico x endereço logico e abstração de memória

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
Endereço físico x endereço lógico
O endereço MAC (Media Access Control) é definido como sendo um endereço físico de uma placa de rede, e é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Osprimeiros seis caracteres identificam o fabricante e os restantes seis identificam a placa em si. O endereço MAC é único no mundo para cada placa de rede (apesar de existirem ferramentas que possibilitam aalteração do mesmo), e é mantido na memória ROM, sendo posteriormente copiada essa informação para a memória RAM na inicialização da placa.
Enquanto que o endereço lógico se refere ao endereço IPconfigurado numa placa de rede. O endereço IP (versão 4) é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede. Os endereços lógicos IPv6 sãoconstituídos por 128 bits, sendo apresentados em 8 grupos de 4 dígitos hexadecimais separados por ‘:’ (por ex. 1234:5678:90AB:CDEF:FEDC:BA09:8765:4321).

Abstração de memória
Até a década de 80, os sistemasmonoprogramados rodavam sem abstração de memória, ou seja, o programa simplesmente “enxergava” toda a memória física. Por exemplo, o seguinte comando no arquivo executável “MOV REG, 1024” fará com queo conteúdo da memória no endereço 1024 seja transferido para o registrador REG no momento da execução do programa. Neste caso, o programa continha o endereço real da memória física cujo conteúdo seriacopiado.
Nesse modo ainda era possível a multiprogramação, desde que cada processo fosse manipulado um por vez, salvando o conteúdo completo da memória em disco e trazendo do disco o próximoprocesso quando o anterior terminar ou for bloqueado (“swapping”); ou com registradores da CPU especiais (hardware) correspondendo a chaves de proteção associadas a blocos de memória.
Para que múltiplosprogramas estejam na memória simultaneamente, é preciso resolver dois problemas: proteção e relocação. Uma melhor solução a estes problemas é obtida por meio de uma "abstração" da memória: o espaço de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • endereços
  • Endereços
  • endereco
  • Endereços
  • endereços
  • Tradução de um endereço de memória real para um virtual / Evolução dos CPU's
  • Arquitetura de endereços
  • Endereços IP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!