END CRINO Anatomia Comparada

708 palavras 3 páginas
Disciplina Ciências Biológicas - Licenciatura
Professor Saulo Verçosa Nicácio
Aluno:

1. Dado o esquema abaixo do corpo humano e seu sistema endócrino, identifique cada estrutura enumerada, bem como suas funções para manutenção do corpo humano.

2. Os animais contam com uma série de "janelas" abertas para o meio, ou seja, estruturas que colocam o sistema nervoso em contato com os estímulos provenientes do ambiente: cheiro, imagens, sons, etc. Essas estruturas são os chamados órgãos sensoriais. As informações referentes ao ambiente são percebidas pelos órgãos dos sentidos e continuamente enviadas ao encéfalo, na forma de impulsos nervosos. Portanto, pode-se dizer que os órgãos sensoriais são transdutores, pois convertem uma forma de energia (som, luz, calor, etc.) em outra (impulso nervoso). Sabendo disso, monte uma tabela comparativa dos diversos órgãos sensoriais e suas funções no corpo dos vertebrados.
Vertebrados
Audição
Visão
Olfato
Paladar
Tato
Espécie Humana

O sentido do tato permite obter informações sobre grande número de características dos corpos físicos, como suas propriedades mecânicas, textura e grau de dureza. O tato abrange três tipos de sensibilidade: mecânica, térmica e dolorosa.
Mamíferos

Nos mamíferos, bem como nos répteis e aves, as estruturas responsáveis pela a audição são o ouvido externo, o ouvido médio e a cóclea. Os canais semi-circulares, o sáculo e o utrículo, como já vimos, são responsáveis pelo equilíbrio.
A maioria dos mamíferos apresenta uma membrana bem desenvolvida, a qual constitui uma camada refletora por trás da retina, fornecendo uma segunda chance para que um fóton de luz estimule uma célula receptora. Este tapeto provoca o brilho nos olhos que você observa quando aponta uma lanterna em direção a um gato ou a um cão. O tapeto é mais desenvolvido em mamíferos noturnos, e foi perdido nos primatas antropóida maioria es diurnos, incluindo os

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas