Endócrino

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Introdução
Sistema Endócrino

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulasendócrinas. As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
As principaisglândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que osistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais. Neste sistema pode ocorrer várias patologias como produção excessiva, deficiente e efeito de massa (aumento de volume, hiperplasia, neoplasia e inflamação).O problema pode estar na síntese, liberação ou noalvo.
Temos que compreender os mecanismos das doenças endócrinas.
Correlacionar com as repercussões clinicas (sinais e sintomas); Abordar aspectos morfológicos e moleculares (mais de processos neoplásicos genes celulares) relevantes.
Importância do estudo do sistema endócrino:
Mortalidade alta da Diabetes (IAM, AVC), tumor de tireóide e outros.Porem a maioria das doenças causammaior morbidade do que mortalidade, o que demanda também altos custos e a maior incidência de complicações associada ao sofrimento do paciente.
Vamos ver algumas doenças que podem acometer este sistema.

Hipertireoidismo
A glândula tireoide está localizada na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão, e tem forma de borboleta. Cada asa (ou lóbulo) da tireoide se encontra em um dos ladosda traquéia. A tireóide é parte do sistema endócrino. As glândulas endócrinas produzem, armazenam, e liberam hormônios na corrente sanguínea que viajam através do corpo e direcionam as atividades das células. Hormônios da tireóide regulam o metabolismo, o qual é a forma que o corpo usa energia, e afeta quase todos os órgãos do corpo.
Ela produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), osquais afetam o metabolismo, desenvolvimento cerebral, respiração, função cardíaca e do sistema nervoso, temperatura corporal, força muscular, umidade da pele, ciclos menstruais, peso e níveis de colesterol. Se os níveis destes hormônios tireoidianos no seu sangue estiverem baixos, o corpo vai funcionar mais lentamente. Esta enfermidade se chama hipotireoidismo. Se você estiver com excesso dehormônio tireoideano no sangue, seu corpo vai funcionar mais depressa. Esta enfermidade se chama hipertireoidismo. Um terceiro hormônio produzido por células especializadas na glândula tireoide, calcitonina, afeta os níveis de cálcio no sangue e acúmulo desse mineral nos ossos.
A quantidade de hormônio tireoideano produzida pela glândula tireóide é controlada por uma glândula que se encontrano cérebro e se chama hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a hipófise.
A glândula tireóide, a hipófise e o hipotálamo funcionam juntos de modo a controlar a quantidade de hormônio tiroideano no seu corpo. Por exemplo, da mesma forma que o termômetro mede a temperatura da sala, a hipófise mede continuamente a quantidade de hormônio tireoideano que há no seu sangue. Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Endocrino
  • endocrino
  • Endocrino
  • Endocrino
  • Endócrino
  • endocrino
  • Endócrino
  • endocrino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!