Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
 Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola

• Experiências
A primeira experiência ocorreu quando um grupo de pesquisa, depois de um período de observações numa escola da periferia de São Paulo, reuniu-se com a equipe da escola para apresentar o resultado de seu trabalho. Houve o cuidado de se preparar a reunião de forma a dar subsídios para a construção depropostas para a melhoria das condições de trabalho na escola.Uma das observações referia-se à quadra de esportes. No muro que dava para a rua, havia um pedaço que estava com marcas de terra. Ao indagar sobre o porquê daquilo, o pesquisador foi informado pelos alunos de que aquele era o lugar por onde eles pulavam nos finais de semana, para jogar futebol na quadra. Este era um fato conhecido portodos - professores, alunos e pais -, mas a proibição de entrar na escola era mantida e sistematicamente transgredida.
• Ganhos de parceria
Os alunos e as famílias seriam co-responsáveis por um bem público.
Seria gradualmente construída uma relação de confiança mútua entre a equipe da escola e as famílias. Ambas as partes aprenderiam a negociar uma com a outra. Mais do que isso, aprenderiam ase conhecer, a se respeitar e a se ajudar.
Seria possível, naquela região, criar um novo espaço de lazer para as crianças, jovens, homens e mulheres. A alternativa da escola como área de lazer sem dúvida traria benefícios para todos. No caso da possibilidade de se utilizarem salas de vídeo e biblioteca nos finais de semana, o ganho cultural para a comunidade e para a equipe da escola seriainestimável.
Haveria também a possibilidade de parceria com outras instituições - como a Universidade, por exemplo, que poderia ser chamada a colaborar no projeto, além de ONGs e empresas da iniciativa privada.
• Elementos em comum entre a escola e a família.
O que ambas as instituições têm em comum é o fato de prepararem os membros jovens para sua inserção futura na sociedade e para o desempenho defunções que possibilitem a continuidade da vida social. Ambas desempenham um papel importante na formação do indivíduo e do futuro cidadão.
• Especificidade da escola.
A escola, entretanto, tem uma especificidade - a obrigação de ensinar (bem) conteúdos específicos de áreas de saber, escolhidos como sendo fundamentais para a instrução de novas gerações. O problema das crianças de aprenderemfração é da escola. Família nenhuma tem essa obrigação.
• Especificidade da família.
As famílias têm de dar acolhimento a seus filhos: um ambiente estável, provedor, amoroso. Muitas, infelizmente, não conseguem. Por questões econômicas - a miséria é cruel. Muitas vezes por questões pessoais. Relacionamento com filhos e de casal não é coisa assim tão fácil para muitas pessoas. Mais fácil é cobrardos outros que sejam maduros, emocionalmente estáveis, que convivam meiga e amorosamente com um alcoólatra, ou que deixem de ser alcoólatras, que tenham sempre uma palavra sábia para os filhos e filhas desobedientes, que superem, altaneiros, as dificuldades de trabalho, que desconsiderem a violência (a social e as outras), que exerçam uma crítica à comunicação de massas e cerquem suas famíliascontra as ameaças da sociedade de consumo.
• Relação família-escola.

Há inúmeros fatores a serem levados em conta na consideração da relação família-escola. O primeiro deles é que a ação educativa dos pais difere necessariamente da escola nos seus objetivos, conteúdos, métodos, no padrão de sentimentos e emoções que estão em jogo, na natureza dos laços pessoais entre os protagonistas e,evidentemente, nas circunstâncias em que ocorrem. Outra consideração refere-se ao comportamento das famílias das diferentes camadas sociais em relação à escola. Mesmo na Escola Pública, famílias de classe média desenvolvem estratégias de participação tendo em vista a criação de condições para o sucesso escolar de seus filhos, naquilo que VAN ZANTEN chama de "saída individual".
Outro fator a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Encontros e Desencontros na Relação Família Escola
  • Encontros e desencontros na relação família
  • Relação escola-familia
  • Relaçao familia-escola
  • Relação escola-família
  • A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
  • Relação família e escola
  • relação escola-familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!