Encontre os conceitos filosóficos

Páginas: 22 (5448 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
UEMS
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Polo Água Clara/MS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FILOSOFIA E ÉTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA ON LINE 1

Professor responsável: Moisés Centenaro
Aluno: Ireu Ferreira dos Santos – Turma 2

Caros Alunos.
Bem vindos à disciplina de Filosofia e Ética. Vamos fazer uma viagem rumo ao pensamento e conhecimento. Qualquer duvida estou adisposição.
Um convite para pensar:
Fazer perguntas filosóficas NÃO é função exclusiva de quem tem graduação em filosofia, qualquer pessoa pode filosofar, porém, nem tudo é filosofia. Um dos passos para nos tornarmos filósofos é começar ver o mundo de outra forma, ou seja, não apenas fazer afirmações, mas ir além, fazendo destas afirmações verdadeiros questionamentos filosóficos.


Encontre os conceitosfilosóficos e reflita sobre as questões a baixo:

1-O que é filosofia?
À primeira vista, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência.Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.
Essas inquietações decorrem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados, questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangentes que nos indiquem respostas, mesmo queprovisórias.
Se for verdade que continuamente refletimos, nem sempre refletimos com radicalidade, ultrapassando as fronteiras da superficialidade para buscarmos as raízes de nossa forma de pensar e agir no mundo. A reflexão radical requer um caminho que nos garanta esse aprofundamento, ela deve ser organizada, ciente dos princípios e dos objetivos que almeja. Radicalidade, sistematização e abrangênciasão as marcas da Filosofia que nasce da experiência humana, da tentativa do ser humano de compreender a si mesmo e tudo que o cerca, valendo-se da autonomia da razão para criar e recriar conscientemente o mundo em que vivemos.
A complexidade da filosofia está na enigmática e surpreendente aventura de idéias que nos identifica e nos diferencia de outros seres. Portanto, a filosofia estápresente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano. Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se confunde com nenhuma dessas formas de conhecimentos específicos, mas as fundamenta. Essa busca de fundamentos faz da história da filosofia uma história sem fim, porque diz respeito a todos em todas as épocas. Por isso, nunca é cedo outarde demais para iniciarmos essa aventura do filosofar.
No seu sentido mais comum, o substantivo filosofia ou o verbo filosofar tem a ver com pensamento ou com o ato de pensar. Filosofar é pensar sobre o que nos acontece, sobre o sentido do que nos acontece ou sobre o significado da vida humana ou da vida biológica como tal. Diz-se assim que se tem uma “filosofia de vida”. Mas estesignificado do termo certamente é muito amplo e vago. Até mesmo pensar não é a mesma coisa para todos.


Há um sentido menos comum, em que filosofar significa saber viver, ou melhor, saber viver com sabedoria, de acordo com uma doutrina, com uma Filosofia. Assim há, por exemplo, sabedorias diferentes daquela ocidental. Por isso se fala dos sábios orientais Confúcio e Lao Tsé (China), Buda (Índia) eZaratustra (Pérsia), mas as suas doutrinas ainda estão vinculadas à religião, e não caracterizadas por uma exclusiva racionalidade.


Existe, porém, um sentido mais específico e preciso filosofar: procurar e/ou encontrar a verdade por meio de uma atividade racional. E a gente encontra a verdade porque precisa e deseja saber a verdade. E a verdade é necessária para viver. Mas nem todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito filosofico
  • conceito filosofico
  • Conceitos Filosoficos
  • Conceitos filosóficos
  • Conceitos filosóficos
  • Conceitos Filosoficos
  • conceitos filosoficos
  • conceitos filosoficos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!