Encoder

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013

Encoder


Pimentel, Flavia –
flaviapimentel02@gmail.com



Instrumentação industrial: Tecnologia em Mecatrônica Industrial.




Introdução
Este artigo tem por objetivo explicar ofuncionamento de um encoder incremental. O encoder é um dispositivo eletromecânico, usado em sistema de automação industrial tem por função contar ou reproduzir pulsos elétricos transformados eminformações binárias e por sua vez, são trabalhadas por um programa que converta as informações passadas em algo que possa ser entendido, como distância, velocidade, etc. A partir do movimento rotacionalde seu eixo.
Fundamentação Teórica
Encoders ou geradores de Impulsos são equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsoselétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo. Aplicação: podem ser utilizados em conjunto comcontadores, tacômetros, controladores lógicos programáveis ou conversores de frequência para sinais analógicos. Fornecem medidas e controles precisos em velocidades de rotação, velocidades lineares,posicionamentos angulares, volumes ou vazões de produtos líquidos, robótica e outras aplicações em processos diversos. Existem dois tipos de encoder: Incremental e absoluto. O encoder óticoincremental possui apenas uma trilha com dentes igualmente espaçados. A posição é determinada pela contagem do número de dentes que passam na frente de um foto sensor, onde cada dente representa um ânguloconhecido.
Funcionamento
O eixo de um encoder é acoplado ao eixo giratório do sistema a ser monitorado. Um sensor fotoelétrico e um sistema de processamento convertem o giro do eixo em sinaiselétricos, os quais podem ser processados por contadores, tacômetros, PLCs, etc.
O encoder incremental fornece normalmente dois pulsos quadrados defasados em 90º, que são chamados usualmente de canal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Encoder
  • Encoders
  • Encoder
  • Encoders
  • Encoders
  • Encoders
  • Encoder
  • encoders

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!