Enchentes e Inundações

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Enchentes e Inundações

Quando ocorre uma precipitação intensa, o volume de água que chega ao rio pode ser maior que aquele o qual o rio suporta drenar. Dessa forma a calha normal do rio nãoconsegue suportar todo o volume de água e aí ocorrem então as enchentes e inundações.
Ao contrário do que muitos podem pensar enchente e inundação não são a mesma coisa: enchente é o simples fato de o rioter sua vazão aumentada devido a um volume de escoamento superficial maior que o considerado normal; já inundação diz respeito a um extravasamento do canal natural do rio.
A ocupação das áreas devárzea é provavelmente o fator de maior contribuição para a ocorrência de graves problemas causados pelas inundações. Segundo Tucci (1993) “Os problemas resultantes da inundação dependem do grau deocupação da várzea pela população e da frequência com a qual ocorrem as inundações.”
Muitas cidades localizam-se às margens de rios, esse é um fato explicado pelo desenvolvimento histórico das áreasurbanas. No passado devido à dificuldade de transporte, as cidades desenvolveram-se às margens dos rios, uma vez que este era a principal ou até mesmo a única via de locomoção, mas até aí não se tinhaproblema, porque as pessoas buscavam ocupar as áreas mais altas onde dificilmente o rio atingiria. Entretanto com o crescimento rápido e desordenado das cidades, áreas de risco como as de várzea foramsendo ocupadas causando então graves prejuízos tanto humanos quanto materiais sempre que o rio passa por períodos de cheias. Além do risco natural atrelado a ocupação de regiões tão próximas ao leito dorio, a própria ocupação urbana eleva os ricos de inundações, isto ocorre porque antes da existência da cidade aquela área possuía uma boa vegetação que contribuía para uma boa evaporação, o solo erabem permeável o que permitia uma boa infiltração da água no solo reduzindo significativamente o volume de água escoada superficialmente. Mas com o advento da cidade a vegetação foi desmatada e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Busca e Resgate em enchentes e inundações
  • Inundações
  • Inundaçoes
  • Enchentes
  • Enchentes
  • ENCHENTES
  • Inundações
  • Enchentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!