Enchentes e Deslizamentos na Região Sudeste do Brasil

Páginas: 11 (2582 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Enchentes e Deslizamentos

Causas, conseqüências e prevenção








































SUMÁRIO

Enchentes e Inundações 4
Causas 5
Consequências 5
Prevenção 6
Deslizamentos 7
Fontes............................................................................................................................ 101.1 ENCHENTES E INUNDAÇÕES
Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas de verão. As regiões metropolitanas das grandes cidades enfrentam as enchentes que desabrigam milhares de pessoas, além de ferir e até matar outras tantas. Normalmente os maiores prejudicados são as pessoas pobres da periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia,estando à mercê das precárias condições urbanísticas da cidade.
As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. São consideradas, entre as catástrofes naturais, as que mais danos causamà saúde da população e ao patrimônio, com elevada morbimortalidade, em decorrência do efeito direto das inundações e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento.
Com a chegada da estação das chuvas, cresce a preocupação sobre o aparecimento de doenças, sobretudo as transmitidas por água, alimentos, vetores, reservatórios
e animais peçonhentos. Estefato gera a necessidade de intensificação das ações de vigilância em saúde de forma oportuna, coordenada e articulada com outros setores e com base em dados para a tomada de decisões.
As enchentes, nos dias de hoje, são resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por forças humanas, que acompanha o crescimento rápido e não planejado da maior parte das cidades.Antigamente, as várzeas (margens dos rios) faziam o controle natural da água. O solo ribeirinho era preparado para ser inundado nas épocas de cheia, absorvia boa parte da água que transbordava e utilizava seus nutrientes. Hoje, quase todas as várzeas nas áreas urbanas se encontram ocupadas. Também uma imensa área às margens dos rios foi impermeabilizada pelo concreto, o que aumenta o volume de água aser escoado.
Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e forçatrazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios começando pela fundação de cidades em limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo depósito errôneo de lixoem vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de escoamento de água (bueiros e galerias).



1.2 CAUSAS
• Alto índice pluviométrico da região;
• Desmatamento;
• Assoreamento do leito dos rios;
• Retificação dos rios. Na natureza, os rios com considerável volume de água são curvilíneos, ou seja, caminham como uma serpente. Esse trajeto diminuide forma considerável a velocidade da água. Retificá-lo significa aumentar sua velocidade, o que agrava a situação nos pontos de estrangulamento (conversão de águas);
• Alto grau de impermeabilização do solo pela malha asfáltica e de concreto;
• Ocupação desordenada e crescimento populacional de migrantes;
• Alto grau de pobreza da periferia da cidade, o que impossibilita as pessoas terem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia da região sudeste do brasil
  • Região Sudeste do Brasil
  • Culinaria região sudeste do brasil
  • Região Sudeste do Brasil
  • Região sudeste do brasil
  • Turismo na região Sudeste do Brasil
  • A região sudeste do brasil
  • Região sudeste do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!