Encenação sobre o padre antônio vieira

Páginas: 10 (2431 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Professora: Às vezes me pego pensando em tudo o que já passei em minha vida,o tanto que estudei pra poder ser o que sou hoje, noites mal dormidas, finais de semana não aproveitados, mas essa é a vida de estudante, não tenho do que reclamar. Uma vez estava Eu, professora de Literatura, boa em retórica, sentada em minha cadeira, próxima a meu birô, quando de repente uma aluna levanta-se da cadeirae me pergunta:
Aluna: “Professora, não entendo o porquê de estudarmos essa matéria, ainda mais esse tal de barroco, não me interesso por nada disso, me parece tão desnecessário, a senhora não concorda comigo”? ’’
Professora: Minha filha, você não faz ideia da estupidez que está dizendo. De fato não sei responder a tua pergunta, mas penso que você quem a deveria responder, você que deveria serenvolver mais com o nós temos de estudar.
Aluna: Mas professora não me interessa nada disso. Quero ser médica, advogada, sei lá... ...Só sei que não quero ser professora, muito menos escritora. Quero ganhar dinheiro!
Professora: Veja que isso é apenas falta de contato com o espírito da Literatura. Você fará um trabalho sobre, vejamos... Barroco! Ou melhor (entusiasmada), sobre o Padre AntônioVieira, um dos maiores literários e missionários em terras brasileiras. Vamos conversar um pouco sobre isso. Garanto que vai me agradecer no futuro.
Aluna: Ora, não entendo o porquê disso tudo, e muito menos, em que isso vai contribuir no meu futuro. Isso é coisa para meninas sensíveis. Isso é coisa de gente desocupada.
Professora: Será o melhor pra você, eu garanto. Para começar, padre AntônioVieira nasceu em Portugal (nessa hora, a freira coloca a placa de Portugal no canto da sala, e fica em pé ao lado dela), em 6 de fevereiro de 1608.
Aluna: Nasceu em Portugal? E como ele se tornou um dos maiores nomes de Literatura no Brasil?
Professora: Ele veio para o Brasil em 1612 (nessa hora a índia coloca a placa do Brasil no outro canto da sala), e pouco depois, ingressou do Colégio dosJesuitas.
Freira: Antonio Vieira viveu em uma época pós Reformas Religiosas, destacando a Reforma Protestante e a Contra-Reforma. Tempo depois de sua chegada ao Brasil, mais precisamente em 1623, Vieira opta por seguir a carreira de padre jesuíta, em 1625 faz seus votos de castidade. Em 1633 ele prega pela primeira vez, e um ano depois, é ordenado sacerdote.
Professora: De 1624 a 1652, suahistória se resume a viagens por diferentes motivos. Farei para você um resumo sobre essa etapa da vida de Vieira.
-Nessa hora a freira e a índia começam a falar sobre os anos, e sobre as viagens. Quando falarem de uma mudança de país, elas saem das placas indicando o país em que ele estava, e vão em direção da placa com o país em que ele estava ao encontro.
India: Em 1624 os holandeses invadem acidade em que ele estava, e Vieira, junto com outros jesuítas, refugiam-se numa aldeia no sertão. Em 1635, é ordenado sacerdote, Mestre em Artes, e exerce função de pregador. Nos anos seguintes pronuncia alguns de seus mais notáveis sermões.
Freira: Em 1641, parte para Portugal [indo em direção à placa Portugal] na embaixada de fidelidade do novo rei e é preso em na cidade de Peniche no desembarque.Por coincidência, torna-se amigo e confidente de D. João IV.
India: Em 1642 ele prega na Capela Real
Freira: E em 1643, declara-se favorável aos cristãos novos, e apresenta um plano de restauração econômica.
India: em 1646, inicia atividade diplomática indo a Holanda, e um ano depois, vai a França conversar com Mazarino, o primeiro-ministro francês da época.
Freira: Em 1648 emite um parecersobre a compra de Pernambuco aos holandeses; defende a criação da província do Alentejo. Em 1650 vai a Roma para contratar o casamento de D. Teodósio, o filho de D. João IV.
India: e finalmente, em 1652, Vieira volta ao Brasil, para o estado do Maranhão, como missionário.
Aluna: E como ele soube que deveria seguir carreira religiosa?
Professora: E difícil saber precisamente, mas existem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Padre Antonio Vieira
  • Serm O Padre Antonio Vieira
  • Padre Antônio Vieira, sermoes
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio vieira perguntas
  • Padre Antônio Vieira
  • Padre António Vieira
  • Padre Antonio Vieira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!