Encarceramento Massivo A Solu O

362 palavras 2 páginas
Encarceramento massivo é a solução?

De acordo com os últimos dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional),hoje no brasil há 550.000 mil presos. É 4º maior população carcerária do mundo. Enquanto a população brasileira teve um crescimento de 36% em 20 anos, a população carcerária teve um aumento de mais de 400% .

A média mundial de encarceramento é de 144 presos para cada 100 mil habitantes, no Brasil, o número de presos sobe para 300.

Estamos inseridos em uma sociedade que, lamentavelmente, tem aquela sensação de que a segurança pública depende do encarceramento, e não de políticas públicas preventivas .

A política de encarceramento adotada como solução das mazelas sociais, onde a prisão é o maior e mais falso símbolo de que a ‘Justiça’ está sendo feita, é uma grande falácia. Vale ainda ressaltar que o cárcere como caráter punitivo e correcional deveria ser uma medida de exceção, quando é regra.

Um segundo ponto diz respeito à falta de investimentos do Estado na melhoria e construção de estabelecimentos prisionais. De modo geral, os estados brasileiros assistiram ao crescimento da população carcerária e não ofereceram vagas aos novos ingressos do sistema nos últimos anos.

Somam-se a isso problemas no campo do Poder Judiciário, mais especificamente no processo de execução penal, que falha no cumprimento da pena. Resultado: os presos acabam não sendo soltos quando deveriam e contribuem para a superlotação dos presídios onde falta planejamento administrativo.

Aprisionamentos também não têm evitado a reincidência nem tornado os encarcerados pessoas melhores, tendo em vista as condições indignas e desumanas de sobrevivência nas unidades prisionais. Mais de 60% reincidem e os que não voltam não conseguem arranjar empregos.

Segundo os dados da Unicef, estes são números que demonstram, acima de tudo, um equívoco enorme nas políticas públicas, por parte da polícia, do Ministério Público, do Poder Judiciário. Este índice de reincidência é sinal de que

Relacionados