Encanteria brasileira no maranhão

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Índice

1 Encantaria Piauiense
2 Encantaria Maranhense
2.1 Família do Lençol
2.2 Família da Turquia
2.3 Família da Bandeira
2.4 Família da Gama
2.5 Família de Codó
2.6 Família da Bahia
2.7 Família de Surrupira
2.8 Outras famílias de encantados
3 Referências

Encantaria Piauiense

O Piauí, devido aproximidade com o Maranhão, principalmente Teresina, que fica na divisa dos dois estados e muito próxima da cidade de Codó, recebe muita influência do Tambor de Mina e da Encantaria Maranhense, além da tradicional Umbanda. Em Teresina é possível encontrar mais de duzentos terreiros de cultos afro-brasileiros.

A Encantaria Piauiense é fortemente ligada ao catolicismo popular. No Piauí, os crentesrepetem várias vezes certa quadra rogatória de purificação. Depois o Pai-de-Santo dança em volta da guma no centro de um círculo formado por todos os dançantes que giram em torno de si mesmos da direita para a esquerda em volta do mestre. Cânticos são entoados para que algum moço (espírito) se aposse de seu aparelho (filho ou filha-de-santo) e cante sua doutrina, dançando em transe.
EncantariaMaranhense

O culto dos encantados é parte muito importante do Tambor-de-Mina do Maranhão, estando ausente apenas da Casa das Minas em São Luís. Como os voduns, os caboclos ou encantados estão reunidos em famílias, algumas delas características de certas casas, como o centenário Terreiro da Turquia, onde caboclos turcos ou mouros são as entidades mais importantes do culto. O nome caboclo, usadogenericamente para se referir a um encantado, não significa tratar-se de entidade indígena. Enquanto as danças para os voduns são realizadas ao som de cânticos (doutrinas) em língua ritual de origem africana, hoje intraduzível, os encantados dançam ao som de música cantada em português.

Entre as muitas famílias de encantados destacam-se as seguintes, com os seus encantados principais, embora possahaver variação de um terreiro a outro.
Família do Lençol

O nome é uma referência à Praia do Lençol, onde se acredita teria vindo parar o navio do Rei Dom Sebastião, desaparecido na Batalha de Alcacequibir. É uma família de reis e fidalgos, denominados encantados gentis. Dona Jarina é a princesa encantada do Lençol que dá nome ao terreiro de mina de São Paulo, a Casa das Minas de Tóia Jarina.Seus principais componentes são:

Reis e Rainhas: Dom Sebastião, Dom Luís, Dom Manoel, Dom José Floriano, Dom João Rei das Minas, Dom João Soeira, Dom Henrique, Dom Carlos, Rainha Bárbara Soeira.

Príncipes e Princesas: Príncipe Orias, João Príncipe de Oliveira, José Príncipe de Oliveira, Príncipe Alterado, Príncipe Gelim, Tói Zezinho de Maramadã, Boço Lauro das Mercês, Tóia Jarina, PrincesaFlora, Princesa Luzia, Princesa Rosinha, Menina do Caidô, Moça Fina de Otá, Princesa Oruana, Princesa Clara, Dona Maria Antônia, Princesa Linda do Mar, Princesa Barra do Dia.

Nobres: Duque Marquês de Pombal, Ricardinho Rei do Mar, Barão de Guaré, Barão de Anapoli. As cores da família são azul e branco para os encantados femininos e vermelho para os encantados masculinos.
Família da TurquiaChefiada pelo Pai Turquia, rei mouro que teria lutado contra os cristãos. Vindos de terras distantes, chegaram através do mar e têm origem nobre. Seus principais componentes são: Mãe Douro, Mariana, Guerreiro de Alexandria, Menino de Léria, Sereno, Japetequara, Tabajara, Itacolomi, Tapindaré, Jaguarema, Herundina, Balanço, Ubirajara, Maresia, Mariano, Guapindaia, Mensageiro de Roma, João da Cruz,João de Leme, Menino do Morro, Juracema, Candeias, Sentinela, Caboclo da Ilha, Flecheiro, Ubiratã, Caboclinho, Aquilital, Cigano, Rosário, Princesa Floripes, Jururema, Caboclo do Tumé, Camarão, Guapindaí-Açu, Júpiter, Morro de Areia, Ribamar, Rochedo, Rosarinho. São encantados guerreiros e sua cantigas falam de guerra e batalhas no mar. Dizem que nasceram das ondas do mar. Uma doutrina de Mariana,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TGE CARITAS BRASILEIRA SÃO LUIS MARANHÃO ENTREVISTA RICARTE ALMEIDA SANTOS
  • Regiões brasileiras, globalização e economia, estrutura geologica do brasil, maranhão...
  • Maranhao
  • Maranhão
  • maranhão
  • Maranhão
  • maranhâo
  • Maranhão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!