Encale de redes

911 palavras 4 páginas
Enlace
Como toda camada do protocolo TCP/IP, as camadas inferiores oferecem serviços àquelas localizadas imediatamente acima. Para a camada de enlace a regra é a mesma, sendo a camada superior a camada de rede.
A camada de enlace fornece serviços de enquadramento de dados, acesso ao enlace, detecção de erros, entrega confiável, correção de erros e transmissão half-duplex/full-duplex.
Enquadramento de dados - A principal característica da camada de enlace é fornecer enquadramento da data-grada da camada de rede para que esses possam ser transportados pelo enlace. Os quadros da camada de enlace apresentam uma parte de dados (onde são inseridos os data gramas da camada de rede) e outra de cabeçalhos. Essa característica está presente em protocolos como o IP (camada de rede) e TCP (camada de transporte).
Acesso ao enlace - A camada de enlace proporciona protocolos os quais permitem a transmissão dos quadros pelo enlace. É importante frisar que um enlace pode ser utilizado por apenas dois nós, sendo o enlace ponto à ponto e que utiliza protocolos como o PPP, ou por vários nós, sendo o enlace de acesso múltiplo. No primeiro caso, o protocolo é simples (ou inexistente) e liga apenas dois nós localizados nas extremidades do enlace. Já no segundo caso, o protocolo proporciona maneiras para que vários nós consigam transmitir por um mesmo enlace. Esses protocolos podem ser classificados em protocolo de revezamento (onde os mais importantes são o de seleção e o de passagem de permissão), protocolo de acesso aleatório (onde encontramos exemplos como Slotted Aloha, Aloha puro, CSMA e CSMA/CD) e protocolos de divisão de canal (compostos principalmente por TDM e FDM).
Entrega confiável - Serviço onde a camada de enlace garante a transmissão de um quadro de um nó de modo que a informação consiga ser entregue corretamente. A camada de transporte da pilha de protocolos TCP/IP também apresenta essa característica com o protocolo TCP, mas há diferença com o serviço de entrega

Relacionados