ENASAIO ESTRUTURAL BRUNO FRANCISCO

785 palavras 4 páginas
ARQUITETURA
ENSAIO SISTEMA ESTRUTURAL

Bruno Augusto
Francisco Lima

Lajes nervuradas Pilares metálicos Núcleo estrutural A solução estrutural do projeto baseou-se em 3 princípios: industrialização, capacidade de vencer grandes vãos e preço. Era fundamental que a estrutura fosse capaz de vencer um vão considerável para que houvesse flexibilidade e liberdade de layouts internos, além de seguir os conceitos inicialmente adotados de industrialização e agilidade de construção ou montagem, e é claro, a estrutura deveria ser economicamente viável, sendo assim, ficou decidida a utilização de lajes nervuradas vencendo um vão médio de 8 a 9 metros apoiadas sobre pilares metálicos em perfil H. A laje nervurada juntamente com o pilar metálico gera uma estrutura relativamente leve, o que fez necessário a construção de um núcleo estrutural reforçado para combater as forças geradas pelo vento e dar estabilidade global á estrutura.

imagem: Revista Tèchne

Fonte: Revista Tèchne

INTEGRAÇÃO SISTÊMICA
Um
dos sistemas industrializados para a vedação interna é o o “Dry Wall”, no qual são utilizadas placas de gesso acartonado revestida em ambas as faces por uma folha de papel acartonado. A fixação das placas é feita através de uma estrutura de perfis “U” de chapa galvanizada, fixados por parafusos auto-brocantes. O espaço entre as duas placas fixadas no perfil, podem servir para distribuir as instalações, bem como utilizar para colocação de isolantes térmicos e acústicos.
Em áreas molhadas, devem-se utilizar placas especiais com resistência à umidade ou placas à base de cimento e fibras, denominadas “cimentícias”
(COELHO, 2003).
Fonte: Portal Metalica.com

INTEGRAÇÃO SISTÊMICA
O fechamento externo consiste em um sistema de fachadas ventiladas, em alguns pontos serão utilizados painéis ou placas leves, suspensas por ancoragens de alumínio ou aço inoxidável, que ficam separadas da edificação, proporcionando uma câmara de ar entre o fechamento da estrutura e o próprio painel, em

Relacionados