EN 06 A Lgebra E O C Lculo Relacional

17183 palavras 69 páginas
6
A Álgebra Relacional e o Cálculo Relacional
Neste capítulo discutiremos as duas linguagens formais do modelo relacional: a álgebra relacional e o cálculo relacional. Conforme discutimos no Capítulo 2, um modelo de dados inclui um conjunto de operações para manipular o banco de dados, além dos conceitos de modelo de dados para a definição das restrições e estrutura do banco de dados. O conjunto básico de ope­rações para o modelo relacional é a álgebra relacional. Essas operações permitem a um usuário especificar as solicitações básicas de recuperação. O resultado de uma recuperação será uma nova relação, que pode ter sido formada de uma ou mais relações. As operações de álgebra produzem, assim, novas relações, que podem ser manipuladas, adiante, usando-se as operações da mesma álgebra. Uma sequência de operações de álgebra relacional forma uma expressão de álgebra relacional cujos resultados também serão uma relação que representa o resultado de uma consulta de banco de dados (ou solicitação de recuperação).
A álgebra relacional é muito importante por diversas razões. Primeira, porque provê um fundamento formal para opera­ções do modelo relacional. Segunda, e talvez a mais importante, porque é usada como uma base para implementar e otimizar as consultas em sistemas de gerenciadores de banco de dados relacional (SGBDRs), conforme discutimos na Parte IV deste li­vro. Terceira, alguns de seus conceitos são incorporados na linguagem de consulta-padrão SQL para os SGBDRs.
Enquanto a álgebra define um conjunto de operações para o modelo relacional, o cálculo relacional provê uma notação declarativa de nível superior para a especificação de consultas relacionais. Uma expressão de cálculo relacional cria uma nova relação, que é especificada em termos de variáveis que abrangem as linhas das relações armazenadas no banco de dados (em cálculos de tuplas) ou as colunas das relações armazenadas (em cálculo de domínio). Em uma expressão de cálculo, não há ordem nas operações

Relacionados

  • Computação
    74436 palavras | 298 páginas