Emulsões

Páginas: 3 (648 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
8 - EXPLICAR O QUE SÃO PÓ HIGROSCÓPICO E DELIQUECENTE E EFLORESCENTE.
A quimica define higroscopia como a capacidade de uma espécie absorver água (seja ela de qualquer forma). Entretanto, usualmentesão consideradas higroscópicas apenas substancias cuja absorção de água (especialmente do meio ambiente, no ar) é elevada.
Alguns exemplos são: sulfato de cobre que normalmente é encontrato P.A.(para análise ou pureza analítica ) sob forma de cristais azulados. Tais cristais são resultado da solvatação do retículo de CuSO4, por exatamente 5 moléculas de água(sulfato de cobre pentahidratado); asílica gel que também é encontrada nas mesmas condições do sulfato de cobre: moléculas de água criam uma camada de solvatação sobre o retículo (separando-os em íons).
Em calculos estequimétricos sãolevadas em consideração as massas molares dos compostos hidratados ( ou seja, a massa molar do sulfato de cobre, por exemplo,é calculada utilizando-se da massa molar da água quintuplicada, portanto:250g/mol. E não 160g/mol.
A higroscopia não é somente restrita a cristais de sais ou óxidos de silício. O hidróxido de sódio quando na fase sólida (em formatos semelhantes ás pastilhas ) também éaltamente higroscópica. Assim como o acido sulfúrico concentrado, que ao entrar em contato com mucosas, apresenta características desidradantes.
A deliqüescência é definida pela característicaintrínseca de uma substancia altamente higroscópica em se dissolver na própria água absorvida (o hidróxido de sódio, citado anteriormente possui essa característica) ou seja, se for deixado exposto ao ambienteuma pequena porção de um deliqüescente (obviamente observando-se as características umectantes do ar) provavelmente em um curto espaço de tempo, esta tende a tomar forma liquida (como se estivessederretendo)
A eflorescência é antagônica a deliquencia: é definida pela característica intrinseca de uma substancia hidratada em liberar espontaneamente a água que a solvata. Pois a pressão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emulsões
  • Emulsões
  • Emulsões
  • emulsoes
  • Emulsões
  • Emulsões
  • Emulsões
  • Emulsões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!