Empuxo

Páginas: 3 (606 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA





DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM CORPO
ATRAVÉS DO EMPUXO NA ÁGUA




ALUNOS:
Izabella
Luize da Costa Moraes Dutra
Marcelo
WallaceCarlos Henrique


Turma: 3048


Prof.: Jorge Antunes Mattos




Niteroi
28/08/2012
RESUMO
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce, sobre ocorpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobreo corpo mergulhado. O trabalho apresentado a seguir fornece resultados práticos da relação entre empuxo e natureza do líquido a submergir um dado objeto.

INTRODUÇÃO
Empuxo é uma forçahidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. O empuxo existe devido à diferença de pressão hidrostática do corpo, sabendo que esta éproporcional à massa específica do líquido ou densidade, à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade. Empuxo é o que mantém os navios flutuando e os submarinos submersos. Neste trabalho foi feito umexperimento de simples execução para verificar a densidade de um corpo através da ação do empuxo dentro de um recipiente com água.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A literatura informa que o sábio gregoArquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia opeso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo. Sendo assim, segundo o princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido,uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”

DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL
Materiais utilizados: Becker 200ml; tripé universal; bureta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empuxo
  • Empuxo
  • Empuxo
  • Empuxo
  • empuxo
  • Empuxo
  • empuxo
  • Empuxo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!