EMPUXO E PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Páginas: 4 (914 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
RELATÓRIO PRÁTICA 1: EMPUXO E PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

RESUMO
A verificação da lei do Empuxo e das forças atuantes no sistema utilizados foi os principais objetivos desde experimento.INTRODUÇÃO
Contextualizando a importância de saber o valor do empuxo, cita-se aqui um exemplo prático: “Para projetar um barco é preciso fazer um balanço das forças que atuarão sobre ele e o empuxo é aprincipal força que permitirá que o barco flutue. O desafio do projetista é fazer com que o empuxo prevaleça sobre as demais forças”.

ABORDAGEM TEÓRICA
Arquimedes, grande matemático, físico e filosofofrancês, descobriu o princípio fundamental das forças de flutuação: Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido é expelido para cima por uma força de módulo igual ao peso do fluido deslocado, edirigida para cima segundo uma reta que passa pelo centro da gravidade do fluido deslocado. (Keller, 1997).
O princípio de Arquimedes pode ser resumindo da seguinte maneira: todo corpo imerso total ouparcialmente num liquido recebe uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso da porção de liquido deslocado. (Bonjorno, 1993). Com isto nota-se que o valor do empuxo (E), que atua em umcorpo mergulhado em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Para a resolução desde problema foi necessário pesar o cilindro de Arquimedes com umdinamômetro, um béquer com água posto sobre a mesa. Depois, com o cilindro de Arquimedes preso ao dinamômetro foi mergulhando na água com uma gota de detergente. O cilindro foi mergulhado seis vezes, sendo quecada com uma altura diferente, trazendo como consequências uma variação no peso do cilindro, anotou-se as massas dos cilindros e as variações de altura.  Através desta massa foi possível a construçãodo gráfico do empuxo em função do volume (E x h), pois o empuxo é encontrado multiplicando a massa do volume deslocado pela aceleração da gravidade e com a otimização da escolha dos coeficientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empuxo e Princípios de Arquimedes
  • Empuxo e princípios de arquimedes
  • Princípio de Arquimedes: Empuxo
  • Princípio de Arquimedes
  • Trabalho Sobre Teorema de Stevin, Conceito de Empuxo e Principio de Arquimedes
  • Principio de arquimedes
  • princípio de arquimedes
  • Principio de arquimedes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!