Empresas formais e informais

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
RESUMO
O presente trabalho apresenta o conceito de organização e as estruturas organizacionais existentes dentro de uma empresa. São apresentados os conceitos das estruturas formais e informais, bem como informações adicionais consideradas importantes, além das vantagens e desvantagens da estrutura informal.

Palavras-chave: Organizações; Empresa Formal; Empresa Informal.


1 INTRODUÇÃOToda empresa possui uma estrutura organizacional que deve ser formada de acordo com os objetivos e estratégias por ela propostos. A estrutura organizacional da empresa constitui uma ferramenta básica para que a mesma alcance as situações por ela almejadas.

Djalma (2002, p.84) define a organização da empresa como: “organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos,visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”.

Complementando este conceito, Stoner (1992, p. 230) conceitua estrutura organizacional como: “forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”.

Neste sentido, toda empresa possui dois tipos de estrutura organizacional, sendo uma formal e outra informal, objeto do presente trabalho e queserão apresentadas a seguir.


2 EMPRESA FORMAL


A empresa formal pode ser conceituada como aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.

A organização formal é definida por padrões de relacionamento, que são fixados em regulamentos e leis.

As relações são concebidas de maneira impessoal, com as características de contatossecundários, ou seja, ligações indiretas, formais, deliberadas, racionais, categorizadas. O sistema de normas regulamentado contribui para a eliminação das hostilidades provenientes de ações baseadas em vínculos afetivos, que podem ser prejudiciais aos demais componentes da organização. Através da definição clara dos direitos e deveres, pretende-se, também, obter uma maior precisão e eficiência na execuçãodas tarefas. Realmente, sendo enunciadas todas as atividades, existindo um sistema de procedimentos, as normas de conduta ficam claras, facilitando a ação dos membros componentes da organização.

Neves (2008) apresenta uma maneira bem prática de conceituar uma organização formal, vejamos:

Imagine que você necessite requerer um alvará de construção da sua casa. Certamente você terá que sedirigir à prefeitura de sua cidade. Primeiramente irá protocolar o seu pedido no setor competente. Em seguida, terá que ir a uma agência bancária pagar a taxa correspondente ao serviço solicitado. Depois se encaminhará até o setor responsável pela expedição de alvarás, apresentando a cópia do protocolo, bem como o comprovante de pagamento da taxa. Possivelmente o funcionário lhe dirá que o seu alvaráficará pronto dentro de dois a três dias. Este é um exemplo claro de uma organização formal. Nela existem normas, diretrizes, procedimentos, que irão orientar não somente os funcionários daquela instituição ou empresa, mas também os clientes e o público de uma forma geral. Não existe outra forma de você adquirir o documento solicitado, somente pelo caminho descrito no parágrafo anterior. Existeuma formalidade no atendimento, uma padronização que deverá ser seguida por todos os funcionários.

Os organogramas constituem a representação gráfica desta organização, devendo conter suas unidades estruturais e relações funcionais. Os indivíduos ou grupos aparecem ordenados, com diferentes níveis de autoridade e respectivas linhas de relações. São projetadas esquematicamente, a estrutura e asrelações que se pretendem estabelecer. Mas não podemos perder de vista o fato das organizações formais serem compostas de indivíduos que apresentam diversidade de comportamentos, estando o alcance das metas específicas também condicionadas à ação de agrupamentos sociais. Na realidade, os indivíduos colocados nas unidades estruturais, segundo as necessidades da organização formal, ao começarem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exemplos de empresas formais e informais
  • formal e informal
  • formal e informal
  • formal e informal
  • formal e informal
  • Educação formal, não formal e informal
  • modelos formais, informais e não formais
  • Educação formal, não-formal e informal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!