Empresas dos sonhos e outras aspirações dos jovens

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
[pic]










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 APRECIAÇÕES 6
4 BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO

Diante de um mercado altamente dinâmico e inovador, as organizações buscam a todo momento colaboradores capazes de geri-las diante desteatual cenário. E para tanto, os jovens da geração Y entram em cena para complementar a atividade já praticada para experiência dos gestores da geração X, ainda presente nas alta escalas das empresas. Estes primeiros possuem atributos que se equiparam aos necessários pelo mercado, mas não conseguem entender completamente como o processo é realizado na prática. E os da geração X completam taldeficiência, porém temporariamente.
É importante sabermos que os atuais líderes não serão empregados para sempre, e deverão ceder seus lugares aos jovens que agora se apresentam ao mercado – tal situação já vem acontecendo. É importante entendermos o que é mudado no mercado, nas organizações e nas formas de gestão para que os processos continuem eficientes ou ainda melhorem.
Este trabalho visa abordar, demaneira sucinta, o atual cenário do mercado de trabalho, identificando e descrevendo os principais entrantes, os jovens da geração Y. Não somente os candidatos e colaboradores, mas também o que as organizações estão fazendo ou tentando fazer para se adequarem a esse cenário que constantemente e rapidamente muda.




DESENVOLVIMENTO

O atual mercado de trabalho vem ensinando asorganizações, independentemente de seu porte, os novos perfis de colaboradores que estão disponíveis. E uma das principais características apresentadas é fazer a própria empresa ser desejada por esses candidatos. As mesmas devem buscar o equilíbrio entre o que os jovens procuram e o que elas tem a oferecer. Para Scaramuzza (2009), fundamentos do comportamento, as mudanças de paradigmas dentro dasorganizações, motivação, liderança, são objetivos básicos de organizações contemporâneas. É de suma importância ter, não somente seus clientes, mas também seus colaboradores satisfeitos para com a organização e seus processos diante o mercado. É ainda interessante ressaltar que não é um processo fácil, visto que gestores de gerações passadas ainda se encontram como peças fundamentais dentro organizações, oque dificulta o processo de mudança. Mas é de suma importância identificar e conciliar tais distinções, entendendo que os jovens tiveram uma educação diferente, acostumados a processos totalmente dinâmicos e rápidos.
Em pesquisa realizada pela Cia de Talentos, mostrou-se as principais características dos gestores formados nesta nova geração Y. A grande maioria visa uma colocação no setor privado.Esta mesma maioria se diz preparada para o mercado de trabalho, alegando estarem com os principais requisitos almejados pelas empresas. Porém, isso não foi comprovado na sequência da pesquisa, onde não chegaram a 50% os entrevistados com domínio em alguma língua estrangeira, requisito mínimo para ocupação de importantes vagas. Uma característica importante identificada na pesquisa foi a ausênciade competências comportamentais dentre esses jovens entrantes no mercado de trabalho e, segundo Robbins (2009), “a estratégia mais positiva, tanto para o indivíduo quanto para a organização, para administrar a insatisfação com o trabalho é a comunicação“.
De uns tempos até a atualidade, muito foi falado a respeito da qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional das pessoas. Durante umbom tempo, as principais buscas referentes a empregos objetivava os fins financeiros. A nova geração, entretanto, traz consigo uma ideia consolidada a respeito de sua qualidade de vida, ou seja, buscam como objetivo não somente dinheiro, mas sim satisfação profissional e pessoal, onde a fusão destas determina sua qualidade de vida. Nessa abordagem, os jovens participantes da pesquisa tem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresas dos sonhos e outras aspirações dos jovens
  • A empresa dos sonhos dos jovens entre outras aspirações
  • A empresa dos sonhos e outras aspirações dos jovens
  • Empresas dos sonhos e outras aspirações dos jovens
  • EMPRESA DOS SONHOS E OUTRAS ASPIRAÇÕES DOS JOVENS
  • Empresas dos sonhos e outras aspirações dos jovens
  • A EmPRESA DOS SONHOS E OUTRAS ASPIRACOES DOS JOVENS
  • empresa dos sonhos"aspirações dos jovens"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!