Empresario

Páginas: 4 (902 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Forma jurídica e formalidades legais para a criação da sua empresa

A escolha da forma jurídica da empresa vai determinar o seu modelo de funcionamento desde o arranque e tem implicações tantopara o empresário como para o futuro empreendimento.

A opção por um determinado estatuto jurídico, deve ser tomada de modo a valorizar os pontos fortes da futura empresa tendo, no entanto, ematenção as características que melhor se adaptem às expectativas de desenvolvimento.

Assim, a primeira decisão que o empresário deverá tomar prende-se com a opção entre desenvolver a sua empresa sozinhoou em conjunto com outras pessoas, devendo paralelamente conhecer as formalidades legais associadas à criação da empresa.

As formas jurídicas mais comuns são:
- Empresa Individual / Empresário emNome Individual;
- Sociedades por Quotas;
- Sociedade Anónima.


Formalidades legais para a constituição de empresas

Empresa individual / Empresário em Nome Individual

1 - Pedido deCertificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação
O Empresário em Nome Individual só será obrigado a requerer o certificado de admissibilidade de firma se pretender inscrever-se no Registo Comercial comfirma diferente do seu nome civil completo ou abreviado (D.L. nº 42/89, de 3 Fevereiro).

2 - Pedido de cartão de identificação
Tem como finalidade a obtenção de cartão de identidade válido quepermita ao empresário identificar-se, como tal, em todos os actos e contratos em que intervenha.
Este cartão deve conter a indicação do Número de Identificação de Pessoa Colectiva (NIPC) e, ainda, onome ou firma do empresário, o domicílio, a caracterização jurídica, a actividade principal e o número do bilhete de identidade, para além de mencionar o código da sua actividade económica.

3 -Declaração de Início de Actividade
Pretende-se a regularização da situação fiscal do empresário individual, a fim de dar cumprimento às suas obrigações de natureza fiscal.

4 - Registo Comercial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresario
  • Empresario
  • Empresario
  • Empresário
  • Empresario
  • empresário
  • empresario
  • Empresario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!