Empresarial IIIcacos concretos postados semanas de 1 a7

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
Cacos concretos postados semanas de 1 a7
Semana1.
CASO CONCRETO:
Augusto e Bernardo, em virtude de dívida contraída por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesse representar tal obrigação. Dessa forma, questionam você, famoso advogado dessa área:
1 - De que maneira o título de crédito se distingue dos demais tipos representativos de obrigação, quanto à cobrança ecirculação do crédito?
Resposta: Os títulos de créditos têm como características principais a negociabilidade e a circulabilidade, pois a circulação do crédito é fácil, tendo em vista que pode ocorrer através do endosso ou da tradição, não podemos esquecer a sua executividade, ou seja, a forma de execução em tese é mais fácil, os outros títulos representativos de obrigações como contratos e cartão decrédito não apresentam tais características.
2 - Porque o título de crédito é considerado, fundamentalmente, um título de apresentação?
Resposta: É um título de apresentação, pois um dos princípios básicos dos títulos de crédito é o Princípio da Cartularidade, onde verificamos que a obrigação está presente através de um documento e assim o devedor somente poderá pagar a dívida a aquele que apresentar otítulo.

Objetiva: Letra C Negociabilidade, autonomia e literalidade.

Semana2
CASO CONCRETO:
Antônio emitiu uma nota promissória em favor de Bernardo, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar suatotal incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos.
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa?
Resposta: Não merece ser acolhida, pois ao lançar sua assinatura no título o endossante vincula sua obrigação de pagar como garantia, exaltando o Princípio da Autonomia.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao casoem tela.
Resposta: O princípio cambiário aplicável ao caso em tela é o Princípio da Autonomia e também o subprincípio da Inoponibilidade das Exceções Pessoais, que nos diz que a relação pessoal com quaisquer dos obrigados não pode ser alegado em defesa.

Objetiva: Letra C Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, amenos que o tenha circulado.

Semana3.
Caso Concreto.
Um empresário que trabalha no ramo de venda a varejo pretende utilizar, nas suas operações a crédito, duplicatas ao invés de cheques, em virtude da alta taxa de inadimplência. Procura você para consulta acerca das diferenças básicas entre tais títulos. Responda ao consulente de acordo com as classificações dos títulos de crédito.
Resposta: Tantoa duplicata como o cheque é vinculada ao modelo. Sendo o cheque uma ordem de pagamento e um título não causal e a duplicata uma ordem de pagamento e um título causal. Quanto a circulação ambos podem ser “a ordem”. No caso concreto em tela o empresário deverá usar o cheque.

Objetiva: Letra D letra de câmbio e cheque

Semana4.
CASO CONCRETO: Augusto comprou de Bernardo um apartamento no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) que, com o crédito venda de seu imóvel, também comprou um apartamento, pelo mesmo valor, de seu amigo Cardoso. Por ter ouvido falar em um título capaz de vincular todas as partes, Bernardo lhe procura para prestar as seguintes orientações:
1. É possível a emissão de uma letra de câmbio, a fim de vincular augusto ao pagamento
e ainda assim dar garantia a Cardoso?Resposta: Sim, porque a letra de câmbio é um título que tem por natureza jurídica ser uma ordem de pagamento e assim também se caracteriza como uma estipulação em favor de terceiro. Quando o sacado pagar ao beneficiário todas as relações jurídicas serão resolvidas.
2. por nunca ter visto uma letra de câmbio, questiona acerca dos requisitos necessários para validade do título em tela.
Resposta:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Concreto Semana 1 Empresarial 1
  • Caso concreto semana 1
  • Caso concreto semana 1
  • Caso Concreto
  • semana 1 empresarial
  • CASO CONCRETO 1 EMPRESARIAL
  • Caso concreto 1 empresarial
  • Caso Concreto IED semana 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!