Empresa de processamento de algodão

Páginas: 33 (8234 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Tecnologia de Alimentos

Empresa Algobom

Introdução
O algodoeiro é uma das principais plantas domesticadas pelo homem e uma das mais antigas, tendo registros de seu uso a mais de 4.000 anos, sendo cultivado comercialmente em mais de 65 países, em uma área anual superior a 30 milhões de hectares. Essa cultura representa mundialmente mais de40% da vestidura da humanidade, no Brasil representa mais de 60% dos insumos têxteis, já nos Estados Unidos da América 65%, de acordo com as informações do Anuário Brasileiro do Algodão (2003).
Atualmente são cultivados no mundo dois tipos diferentes de algodão: o arbóreo a o herbáceo. O algodão arbóreo é aquele que parece uma árvore mediana, de cultivo permanente. Já a espécie herbácea(Gossypium hirsutum L.r. latifolium Hutch) é um arbusto de cultivo anual, uma entre as 50 espécies já classificadas e descritas do gênero Gossypim. Das 50 espécies classificadas, 17 são endêmicas da Austrália, seis do Havaí, e uma no nordeste brasileiro. Abaixo segue a taxonomia do algodão:
Divisão: Embriophita sifanogamae
Subdivisão: Fanerogamae ou espermatophita
Filo: Angiospermae
Classe:Dicotiledoneae
Subclasse: Archichlamidae
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Tribo: Hibisceae
Gênero: Gossypium
Espécie: Gossypium hirsutum
Raça: G. hirsutum latifolium
Os subprodutos do algodão podem ser classificados como primários, secundários, terciários e até em potencial.
A espécie de algodoeiro G. hirsutum L.r. latifolium Hutch, mais plantada no mundo, com 33,31 milhões de hectares e queproduz sementes com línter, é responsável por 90% da produção mundial de algodão em caroço ou algodão em rama, bastante usada pela humanidade. Devido a inúmeras aplicações dessa malvácea, é considerada “o boi vegetal” e, ainda, por ser totalmente aproveitada pelo homem.
O algodoeiro não é somente uma planta fibrosa e oleaginosa, mas também, produtora de proteína de qualidade, podendo funcionarcomo suplemento protéico na alimentação animal e humana, na ausência de gossipol.
Logo após a separação da fibra, seu principal produto, é em escala de importância o óleo comestível. No processamento de extração do óleo obtêm-se os subprodutos primários, que são: o línter, a casca e a amêndoa; os secundários, farinha integral, óleo bruto, torta e farelo; os terciários, óleo refinado, borra,farinha desengordurada.

* Localização: Uberlândia – MG
A localização de nossa empresa foi escolhida com base da proximidade com os maiores pólos produtores de algodão do Brasil. Uberlândia está situada no Triângulo Mineiro, tendo um acesso de maior facilidade para a entrada da matéria-prima vinda de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Bahia, que são os 5 maiores produtores dealgodão do Brasil. Com isso não ficando dependente somente de um mercado produtor.
Outra questão analisada foi seu forte desenvolvimento econômico, e também a cidade está situada no sudeste, lugar onde se tem um grande pólo industrial e a demanda por produtos feitos por algodão é intensa. Podendo assim ter um transporte para a entrega dos produtos de maneira rápida e eficaz.

Descrição das TarefasClassificação:

É feita na chegada do caminhão. Tira-se uma amostra para análise e em cerca de 10 minutos temos a classificação do algodão.
Classificações:

Tipo 1: constituído de línter em perfeito estado, com 10% (dez por cento) de
umidade de coloração clara e uniforme, isento de defeitos de deslintamento, bem
como de matérias estranhas, tolerando-se raros fragmentos de cascas, defolhas, e de
outras impurezas não eliminadas na fase do deslintamento.

Tipo 2: constituído de línter em bom estado, com 10% (dez por cento) de
umidade, de coloração menos clara, isento de matérias estranhas tolerando-se:
- Alguns defeitos de deslintamento; e
- Pequena quantidade de fragmentos de cascas, folhas e de outras impurezas não
eliminadas na fase do deslintamento.

Tipo 3:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESPACHO DE PROCESSAMENTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS
  • Controle da qualidade em empresas de processamento de leite
  • Algodão
  • Algodao
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!