empresa de chocolates

Páginas: 16 (3827 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Projeto Integrador
Amparo 2013
Aromas e Sabores
INTRODUÇÃO
A escolha de criar uma Chocolateria foi motivada pela grande paixão pelo chocolate. Não só pela nossa, mas por sabermos que se trata de uma paixão nacional. Existe toda uma magia que envolve o chocolate o que faz dele um dos alimentos mais luxuosos e prazerosos que existem. Nós o presenteamos a amigos, familiares e amantes comosaudação ou despedida, para dizer obrigado ou perdão, como declaração de amor, em celebração, ou ainda como alento.
Theobroma cacao foi o nome dado à planta do cacau ou cacaueiro pelo botânico sueco Linnaeus no século dezoito. A palavraTheobroma, em grego, quer dizer alimento dos deuses. Linnaeus sentiu que a planta merecia um nome que refletisse à crença Maia de que ela pertencia aos deuses.Segundo McFADDEN e FRANCE (1997), a história do chocolate começa a três mil anos atrás com o povo Olmeca, uma das primeiras civilizações mesoamericanas. Os Olmecas ocupavam uma área de florestas tropicais ao sul de Veracruz no Golfo do México.
Por volta do século quatorze, vários séculos após o desaparecimento dos Olmecas, os Maias haviam se estabelecido em uma grande região no sul do atual México,expandindo-se desde a península de Yucatan na América Central até os Chiapas e a costa do Pacífico na Guatemala. O clima úmido de lá era perfeito para a planta de cacau, e ela floresceu apropriadamente à sombra da floresta tropical. Os Maias a chamaram de plantacacahuaquchtle pelo que eles conheciam, não havia outra planta, a que valesse a pena dar nome. Eles acreditavam que a árvore pertencia aosdeuses e que os frutos que nasciam de seu tronco eram uma oferta dos deuses ao homem.
Os Maias foram os criadores de uma bebida fermentada amarga feita das sementes do cacau. Era uma bebida exuberante apreciada por reis e nobres, também usada em celebrações.
Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a experimentar o cacau. Em 1502, na sua quarta e última viagem à América, Colombo surpreendeu umagrande embarcação que transportava produtos agrícolas, incluindo grãos de cacau. Ele se apoderou dos produtos e levou o cacau para a Espanha. Mas o chocolate demorou a se tornar popular na Europa. Alguns anos depois o conquistador espanhol Hernán Cortéz presenteou o rei com vários baús cheios de grãos de cacau. Desta vez as sementes foram reconhecidas como um tesouro pela corte espanhola. Ochocolate passou a ser a bebida da moda, mas só para a nobreza. Nessa época havia uma crença que o chocolate podia curar qualquer enfermidade.
Os espanhóis, por acharem a bebida indígena muito amarga, substituíram a pimenta pelo açúcar. Por quase um século eles guardaram esse segredo. De acordo com historiadores, depois do primeiro embarque oficial de grãos de cacau, em 1585, da cidade de Vera Cruz, noMéxico, para Sevilha, na Espanha, o chocolate tornou-se conhecido em outros países da Europa.
Atualmente o chocolate é um alimento que agrada públicos em todas as idades e classes sociais. No Brasil, cerca de 67% da população afirma consumir os mais variados tipos de chocolates, sendo que em média são consumidas 10 unidades por semana.
Devido ao crescimento do setor no país e em especial na regiãosudeste do país, onde a empresa será estabelecida, o investimento tornou-se ainda mais atrativo.
Assim, somamos a oportunidade do negócio à prática de um sonho antigo e do prazer em oferecer muito além de doces saborosos, proporcionar aos nossos clientes momentos únicos de satisfação e alegria.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Este Projeto apresenta a temática que envolve a abertura e atividade de umaFábrica e Comércio de Chocolates Finos Santo Antonio de Posse nele estão descritos as etapas que se deve considerar e planejar para a abertura da empresa: Estratégias em Marketing, Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Administração de Operações e de Recursos Materiais e Patrimoniais.
Este primeiro capítulo apresenta a Definição do Negócio, Missão e Visão da empresa, Descrição dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organograma de uma empresa de chocolate
  • Proposta para empresa de chocolates
  • Legalização de empresa chocolate kids
  • Analise swot empresa de chocolate
  • Modelo de empresa de chocolate
  • Organograma de uma empresa de chocolate
  • Abertura de empresa de chocolate
  • Plano de negocioa empresa de chocolates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!