EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
glaucia martins menezes, maria de fátima costa silva , sheila cristina portela silva ferreira















Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?
















Vitoria da conquista
2013

glaucia martins menezes, maria de fátima costa silva , sheilacristina portela silva ferreiraa
















Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?









Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [multidiciplinar ].










Vitoria da conquista
2013Introdução

O presente trabalho tem a finalidade de fazer uma analise a partir da leitura do artigo Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão? - onde é abordado um grave problema enfrentado pelos hospitais universitários de todo o Brasil. Este artigo tem por objetivo apresentar o panorama em que se encontram os hospitais universitários federais inseridos em umcontexto histórico marcado pela lógica produtivista, reforma do Estado e precarização das condições e relações de trabalho.
No Brasil, os hospitais universitários federais (HUFs) têm por finalidade exercer o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da assistência à saúde. São responsáveis por grande parte das pesquisas clínicas na área biomédica e pela formação de um expressivo número deprofissionais de saúde, em nível de graduação e pós‑graduação. Pouco a pouco, porém, a partir dos anos 1990, o panorama se inverteu completamente. Hoje, a maioria dos HUFs no Brasil estão sucateados, e as referências deslocaram-se para alguns hospitais privados. O que se discute no texto é a atução das empresas publicas de direito privado que tem a finalidade de solucionar esses problemas enfrentados pelosHUFs.















Desenvolvimento

O artigo analisando aponta que os hospitais universitários de todo o Brasil enfrentam uma grave crise financeira e estrutural. O objetivo aqui foi abordar o problema e apontar as possíveis soluções encontradas pelos órgãos públicos pra que esses hospitais não cheguem à decadência total.
Em suma o que o poder publico pretende é a privatizaçãoda saúde sob o pretexto de que o Estado não consegue suprir a demanda apresentada. Ou seja o Estado transfere para o poder privado a responsabilidade que lhe é devida, e isso nada mais é do que o atestado de incompetência do poder publico em gerir e garantir políticas para prover o mínimo social.
Com base no gráfico 01 apresentado pelo texto podemos perceber que 48% dos trabalhadores dos HUFsestão sob regime precário ou desregulamentados. Notamos ainda que 16,9% desses funcionários são terceirizados, através dessas informações podemos constatar que os hospitais não dispõe de funcionários próprios nem de meios para efetiva-los, levando estes a se sentirem instáveis com a sua condição de trabalhador assalariado. Essa insuficiência de pessoal e/ou grande rotatividade dos vínculoscontribui significativamente para a ineficiência dos serviços, a consequente precariedade da instituição e a fomentação de impasses entre os próprios trabalhadores diante dos diferentes salários, benefícios e carga horária, conforme o vínculo. Em relação a isso José Aristodemo Pinotti afirma que:
As constantes e irracionais mudanças dos critérios de financiamento, sobretudo a manutenção de um "teto"do faturamento SUS, têm sido um convite à ociosidade. Além de a tabela SUS não pagar o custo dos procedimentos, estabelece-se um limite de atendimentos que impede os hospitais universitários de usar e ampliar sua capacidade instalada.
Na figura 02 que fala sobre a totalização das dividas dos HUFs observamos que os hospitais universitários possuem dividas que totalizam R$ 425.948.440,56, isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: Um novo modelo de gestão.”
  • EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO
  • produção textual interdisciplinar em grupo 7 periodo. leitura do atigo: empresas brasileiras de serviços hospitalares: um...
  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • EMPRESAS BRASILEIRAS DE SERVIÇOS HOSPITALARES
  • NOVO MODELO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇO DE ENTRETENIMENTO
  • 1 empresa brasileira de servicos hospitalares
  • GESTÃO Versus PRIVATIZAÇÃO: A EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO CONTEXTO DA MERCANTILIZAÇÃO DA...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!