EMPREGO DE LINUX EM SERVIDORES

787 palavras 4 páginas
1. TEMA: “EMPREGO DE LINUX EM SERVIDORES”

Recentemente, constatou-se um crescimento na utilização do Linux em servidores. Uma possível justificativa para tal acontecimento pode ser o simples fato do Linux ser melhor para servidores que o Windows.
Você deve estar se perguntando o porquê, não é? Vamos destacar os motivos, veja:

 ESTABILIDADE
Os sistemas Linux são populares pela capacidade de trabalhar durante anos sem apresentar qualquer falha. Assim, isso o torna mais hábil para todos os tipos de usuários, inclusive, para as pequenas e médias empresas, pois qualquer tipo de parada provocaria prejuízos enormes.
Ainda em comparação ao Windows, o Linux consegue rodar processos simultaneamente. Tal atividade não é feita da mesma maneira que o Linux no Windows, o que contribui para a constante instabilidade do software.
No Linux, a maioria das mudanças pode ser concluída enquanto o sistema estiver funcionando, sem afetar as demais atividades. Já no Windows, para cumprir tal tarefa, é necessário um reboot. E também, da mesma maneira que, no Windows, os servidores precisam ser desfragmentados constantemente, isso simplesmente não acontece no Linux, já que não há esta opção.

 SEGURANÇA
O Linux é considerado mais seguro que o Windows, seja em servidores ou desktop. Isso se deve ao fato do Linux ter sido projetado com base no Unix, feito para ser um sistema operacional multiusuário. Ou seja, apenas o administrador, ou o usuário root, possui permissões. E são poucos usuários e aplicações que possuem acesso permitido para o kernel ou outros usuários e aplicações. Tais medidas facilitam para que tudo seja mantido de forma segura e protegida, pois, toda vez que for necessária uma simples modificação, apenas o administrador poderá fazê-la, restrito a um usuário comum.
E, apesar de tudo, o Linux também sofre com os ataques de vírus e malware. Entretanto, esta vulnerabilidade tende a ser encontrada e concertada com mais rapidez e facilidade, graças aos seus

Relacionados