Empregabildade, Empresabilidade e Multifuncionalismo

1310 palavras 6 páginas
EMPREGABILIDADE, EMPRESABILIDADE E MULTIFUNCIONALISMO

SETEMBRO 2013

EMPREGABILIDADE

Conceito

A empregabilidade pode ser entendida como as ações empreendidas pelas pessoas com o intuito de desenvolverem capacidades e procurar novos conhecimentos favoráveis que lhes permita estar ao alcance de uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. (MINARELLI, 1995, p. 37)
José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo. São eles:

Pilar 1 - Adequação Profissional - adequação da profissão à vocação. Com ela, há motivação para trabalhar e felicidade com o trabalho. Este pilar fortalece a empregabilidade na medida em que a ocupação corresponde a aptidões, facilidades, gostos e interesses do profissional.

Pilar 2 - Competência Profissional - compreende os conhecimentos adquiridos, as habilidades físicas e mentais, o jeito de atuar e a experiência; enfim a sua capacitação profissional (formação escolar, treinamentos, autodidatismo, vivência cotidiana). Quem descuida de sua qualificação e atualização perde a “atratividade” (acomodação).

Pilar 3 – Idoneidade – diz respeito a honestidade e a correção com a qual se conduz a vida e o trabalho dentro de princípios legais e éticos do profissional. Boas referências decorrem de um trabalho bem-feito e de uma conduta correta.

Pilar 4 - Saúde Física e Mental - obtenção contínua do equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre a obrigação e a diversão, entre o papel profissional e os demais papéis que desempenhamos na vida.
O exercício mental garante que o cérebro continue ativo, produtivo. O exercício físico contribui para que os músculos adquiram tonicidade, rigidez e conservem a capacidade de responder às solicitações.

Pilar 5 - Reserva Financeira e Fontes Alternativas - dentro de uma organização um profissional pode se deparar com

Relacionados