Empreendorismo e inovação da gol linhas aéreas

Páginas: 9 (2223 palavras) Publicado: 17 de abril de 2012
De que forma a Gol,através do empreendorismo e inovação,poderá obter sucesso nas vendas de passagens aérea?

Em um mundo globalizado com alta competitividade entre as empresas, o planejamento Estratégico, além de diferencial torna-se vital para a conquista, estabilização no mercado, crescimento e inovação organizacional. Para Joseph Schumpeter “O empreendedor não é aquele que simplesmente abreum novo negócio ou investe em um novo produto, mas aquele que tem a idéia e a transforma em um bem de valor e lucrativo”. A GOL Transportes Aéreos é um exemplo de produtividade com qualidade e inteligência, com melhor desempenho operacional da categoria.
A GOL é uma companhia low cost/low fare (baixo custo e baixa tarifa), iniciou suas operações no dia 15 de janeiro de 20012 . Com uma estruturade custos enxuta, baseada em três pilares que privilegiam a alta tecnologia, padronização da frota e motivação da equipe. Sendo hoje uma das mais eficientes empresas do mundo a mais lucrativa e a que a maior utilização diária de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 de última geração.
O marco inicial da empresa foi a contratação de profissionais com experiência no mercado e o desenvolvimento doplano estratégico que definia o conceito de negócio e prevendo os elementos necessários em termos de sistemas comercial, de manutenção e operacional. A condução do plano foi realizada pela equipe responsável que realizou benchmark com outras empresas aéreas “low cost” com destaque no desempenho. A idéia de empresas Low Cost, Low Fare (custo baixo, tarifa baixa) já havia demonstrado seu excelentepotencial em países como EUA, Austrália e na Europa. A comparação entre empresas envolveu aspectos como número de funcionários em relação à volume de aeronaves nas empresas respectivamente modelo de empresa Low Cost (americana Southwest) e líder de mercado no Brasil (VARIG). A americana Southwest Airlines serviu como parâmetro para os estudos de viabilidade e planejamento estratégico. Odesenvolvimento do projeto partiu de uma idéia já elaborada e fundamentada em informações sólidas, coletadas pelo fundador ao longo de décadas de observação do mercado de transporte e, especificamente, transporte aéreo.Desde a concepção, a empresa teve as ações guiadas pelo plano de negócios, com O modelo de empresa “low cost” foi adaptado à realidade brasileira integrando a malha de atendimento e maximizando oaproveitamento tanto do fluxo de passageiros viajantes a negócios como a turismo. A malha foi construída visando a auto-alimentação,permitindo a ocupação de assentos maximizada.
Em 2001 a GOL passou a atuar no mercado com a intenção de agregar demanda ao mercado trazendo para o mercado de transporte aéreo o passageiro sensível a preço, como os microempresários e profissionais liberais, tornandoviável o transporte aéreo a uma fatia das classes B e C que estavam fora da aviação regular utilizando outros meios de transporte.Os valores organizacionais são focados para as pessoas envolvendo a capacitação, o investimento e o cultivo do espírito de equipe. O pessoal da empresa ao ser inserido tem acesso ao código de honra e de ética da empresa. O lema é de que em primeiro lugar está oconsumidor e em seguida o funcionário. Todas as áreas têm metas de desempenho Como por exemplo:realização de check in em 50 segundos, liberação da aeronave em vinte minutos de solo;que são claros e constantemente revisados e avaliados. Para tanto são realizados treinamentos para adaptar o pessoal às metas, seja na entrada ou durante períodos de reciclagem de pessoal. As metas atingidas são premiadas comsalários extras, podendo chegar até o décimo sétimo, ou com promoções previstas no plano de carreira.Para a inserção da empresa no mercado houveram investimentos elevados, objetivando que a nova empresa fosse a mais moderna do mundo, e sempre seguindo a linha mestra de foco no baixo custo e a flexibilidade das estratégias. Hoje, a GOL é a líder em expansão e representa um novo paradigma no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gol linhas aereas
  • linhas aereas gol
  • Gol linhas aéreas
  • Gol linhas aereas
  • Gol linha aerea
  • Gol linhas aéreas
  • Gol Linhas Aereas
  • Microambiente gol linhas aéreas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!