empreenderosismo

487 palavras 2 páginas
Empreendedorismo Sustentável
Antes de se abordar o tema de empreendedorismo sustentável, precisamos entender melhor o que e empreendedorismo.
Dornelas (2012 p. 28) acredita que ser empreendedor é levar a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva á criação de negócios de sucesso.
Schumpeter (1949 apud Dornelas 2012) definiu empreendedor como aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.
De acordo com os conceitos apresentados, conclui-se que o empreendedor é um perito em reconhecer oportunidades, sempre atento as novas informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

O empreendedorismo sustentável e relativamente novo, começando a surgir em meados dos anos 70, onde as organizações da época até então tinham como enfoque o pensamento econômico. A partir da conferência de Estocolmo em 1972 as organizações começaram também a considerar as questões ambientais e sociais dando inicio aos primeiros conceitos de sustentabilidade. Desta forma, na tentativa de encontrar estratégias sustentáveis, os empreendedores, sujeitos utilizam-se de diversas alternativas que alimentam um novo campo de estudo denominado empreendedorismo sustentável. Dalmoro (2009).
Carroll (1979 apud Barbieri, 2012, p.53) definiu:
A responsabilidade social das empresas compreende as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem relação às organizações em dado período. O presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável “WBCSD”, Bjorn Stigson, escreveu: “Não existem empresas bem sucedidas em uma sociedade falida”. (apud Almeida 2013).
Já com relação à estratégia empresarial e sustentabilidade, Alberto e Kruglianskas (2008). Acreditam que esses elementos tornam-se cada vez mais importantes nas definições dos

Relacionados