empreender e inovar em organizações

Páginas: 52 (12814 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDER E INOVAR EM ORGANIZAÇÕES



BETINA WECKER
BRUNA BORGES
BRUNO VIANNA
EVANDRO WOLFF
JEFFERSON SANTOS






PROFESSOR MS. JOSÉ FERNANDO DRESCH KRONBAUER


SÃO LEOPOLDO, MAIO DE 2013.
Sumário



1. Atividade 1 – Parte 1 - EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Quando falamos sobre inovar e empreender nasorganizações temos algumas questões iniciais que devemos levar em consideração para que possamos definir o que significam e se cada uma existe por si só ou uma ação depende da outra para existir.
Na literatura vemos o conceito de inovação como sendo a criação ou utilização de algo novo, que venha para suprir uma necessidade e gere valor para a sociedade como um todo. Tem na pesquisa edesenvolvimento um de seus pilares, assim como também é baseado na iniciativa que empresas ou pessoas têm, visando obter-se resultados diferentes em suas vidas e negócios.
Quando falamos de empreendedorismo o mesmo pode ser definido como sendo a simples ação de criar uma nova empresa ou negócio, sem levar em conta o que esta nova criação irá proporcionar para a sociedade.
Estes conceitos literários até agoraamplamente utilizados, tendem a gerar em um primeiro momento a impressão de que o Brasil possua uma posição de destaque na economia mundial no que diz respeito à inovação e empreendedorismo, levando a crer que o país seja um competidor diferenciado no concorrido mercado internacional atual.
Com o intuito de validar ou não os conceitos e a posição do Brasil de ser um país empreendedor e inovadorfaremos uma análise entre as informações de dois relatórios com ampla divulgação GEM, que considera os dados de todos novos negócios montados no país e o relatório Brasil Inovador que possui a função de mostrar inovações de todas empresas brasileiras que se destacam nos vários setores da economia.
Após análise dos conteúdos podemos observar que o relatório do GEM considera o ato de empreendercomo sendo simplesmente abrir um novo negócio, criar uma nova empresa.
Através do GEM temos como analisar os movimentos do mercado brasileiro no decorrer do tempo com relação a novos negócios. Este relatório traz números da economia brasileira relativos a novos empreendimentos, montando um panorama das oportunidades e ameaças em diversos setores e regiões da economia brasileira.
Podemos utilizá-locomo ferramenta de análise de mercado e oportunidades no momento de decidirmos colocar um novo negócio no Brasil. Vemos através deste relatório as diferenças de cultura empreendedora nas diversas regiões do país.
Levando em consideração somente os dados do GEM e o conceito de empreendedorismo, até podemos considerar o Brasil como sendo um país empreendedor, mas não conseguimos identificar o quetoda esta movimentação de novos negócios realmente traz de benefícios para a sociedade. Não podemos com este estudo mensurar o que de positivo o grande número de novas empresas criadas no país traz para a economia e tampouco os resultados financeiros que estas empresas trazem para os envolvidos nos negócios.
No relatório Brasil Inovador, vemos um panorama totalmente oposto, onde temos empresas nagrande maioria antigas no mercado, com tecnologias amplamente difundidas mundialmente, trazendo o que fazem de melhor no quesito inovação, tentando criar valor em seus produtos e serviços, agregar tecnologia, aumentar rentabilidade e diferenciar-se no mercado brasileiro e mundial.
Vemos os números destas empresas assim como as tendências que as mesmas irão seguir e ditar no futuro. Podemosobservar empresas bem estruturadas e consolidadas investindo em pesquisa boa parte de seus recursos financeiros e humanos. Desenvolvendo novas ideias e investindo amplamente em tecnologia esperam diferenciar seus serviços e produtos em um mercado cada vez mais competitivo, motivado até mesmo pelos novos competidores já destacados pelo GEM.
Empreendedorismo: É um fenômeno sociocultural e econômico.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO EMPREENDER E INOVAR
  • A necessidade de criar e inovar nas organizações
  • Comprometimento organizacional nas organizações
  • Empreender
  • empreender
  • inovar
  • Empreender
  • inovar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!