EMPREENDENDORISMO

2774 palavras 12 páginas
O empreendedor que deseja iniciar com sucesso um negócio próprio precisa começar a familiarizar-se com o fato de que toda e qualquer ação realizada na empresa, quer seja com propósitos operacionais, administrativos, técnicos ou comerciais, apresentará reflexos na estrutura financeira do empreendimento.
Portanto, a análise financeira através do monitoramento de fatos e resultados deve tornar-se uma ação gerencial constante do empresário.
Abaixo destacamos alguns pontos básicos que precisam ser levados em consideração por nossos futuros empresários:
Investimentos fixos
O nascimento e crescimento saudável de qualquer negócio ocorrem através de investimentos que devem ser criteriosamente planejados, preferencialmente sem a geração de dívidas no curto prazo.
Naturalmente que, a melhor opção é construir uma empresa com os recursos próprios, sem gerar dívidas para pagamentos futuros, porém, nem sempre isso é possível, então, financiamentos se fazem necessários.
A melhor opção de financiamento, neste caso, são os financiamentos de longo prazo realizados através de instituições financeiras de fomento, preferencialmente obtidos com prazos de carência para início de sua amortização.
Esteja ciente de que, todos os investimentos realizados para a estrutura fixa da empresa devem ser remunerados pelo próprio negócio dentro de um prazo pré-estabelecido. Em outras palavras, o negócio tem que ser viável a ponto de conseguir pagar os investimentos realizados!
Capital de giro
Os saldos existentes numa empresa nas contas de disponibilidades (saldos bancários e de caixa), de aplicações de curto prazo (aplicações financeiras), do contas a receber (valores a receber provenientes de vendas a prazo) e dos estoques representam o chamado capital de giro bruto.
Já a resultante da subtração de todos os compromissos a curto prazo da empresa, provenientes da conta de fornecedores (valores a pagar a fornecedores), salário de funcionários, dos impostos sobre vendas e outras obrigações,

Relacionados