Empreendedorismo

Páginas: 3 (730 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Mabele Nunes de Oliveira mat:60.595

Associações e Cooperativas
Conceito e características
Associações
Conceito:
Associações são pessoas jurídicas formadas pela união de pessoas que seorganizam para a realização de atividades não econômicas, ou seja, sem finalidades lucrativas. Nessas entidades, o fator preponderante são as pessoas que as compõem. São entidades de direito privado enão público.
Característcas:
Defesa e promoção dos interesses das pessoas (físicas e/ou jurídicas) que a constituíram.
• As associações, de acordo com a sua finalidade, podem ser classificadas em 3grupos principais:
1. Aquelas que têm por fim o interesse pessoal dos próprios associados, sem objetivo de lucro, como as sociedades recreativas ou literárias.
2. As que têm objeto principal arealização de uma obra estranha ao interesse pessoal dos associados, e que fique sob a dependência da associação ou se torne dela autônoma, por exemplo, as associações beneficentes. Embora seus associadospossam visar interesse pessoal, sua finalidade primordial é a de prover uma obra de caridade em benefício de terceiros.
3. As associações que têm por finalidade principal ficarem subordinadas auma obra dirigida autonomamente por terceiras pessoas.
Por seus princípios doutrinários as associações se baseiam na autogestão. Por meio de assembleia geral dos sócios, são definidas aspolíticas e linhas de ação da instituição, bem como se elege uma diretoria que será responsável pela administração da associação

As associações estão regulamentadas tanto na Constituição Federal,quanto no Novo Código Civil. Em ambos, estão descritas as leis que regem o modelo em nosso país e que embasam sua organização. Em alguns Estados pode-se encontrar legislação específica para atender uma ououtra especificidade estadual, mas qualquer que seja a legislação deverá estar subordinada as leis federais.

A legislação não estabelece um número mínimo para se organizar uma associação, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!